Maria Helena

Maria Helena, 66 anos, esteve casada durante 42 anos e desde início começou a ser vítima de violência doméstica. Hoje está separada e teve de reaprender a viver sozinha. Conta-nos que não foi fácil, mas finalmente está feliz.

O que a levou à Casa de Abrigo Alcipe?

Quando me casei, ao fim de uns meses, o meu marido começou logo a sentir ciúmes, começou a proibir-me de ir aqui e ali. Nunca podia sair de casa sozinha. Foi depois sempre agravando mais. Quando ele chegava à hora do trabalho já estava cheia de medo.

O pai nunca dizia nada, nunca me fazia nada com os filhos lá. Quando os filhos chegavam a casa é que eles viam o estado em que eu estava e percebiam que as coisas já não estavam bem.

Quando se libertou da relação de violência que vivia e foi acolhida na Casa de Abrigo Alcipe, qual foi a sensação?

Senti-me livre e comecei a pensar em mim, a dizer chega, agora quero ser outra pessoa, quero fazer a minha vida sozinha, vou aprender tudo sozinha. É tão bom na primeira noite chegar a casa, por a cabeça na almofada e não ter ninguém a chamar-me nomes. Neste momento sinto-me mesmo feliz.

Quem é esta Maria Helena?

A Maria Helena agora faz tudo sozinha. Quando preciso de ir fazer compras ao supermercado, peço a um dos meus filhos para ir comigo, vou às compras, faço a minha vida, vou fazer uma caminhadazinha, vou à ginástica duas e a minha vida é assim.