• banner VD 404x132

Parlamento Europeu acolheu Conferência "Victims of Crime beyond 2015"

No dia 18 de Novembro realizou-se a conferência "Victims of Crime beyond 2015", um evento promovido pelo Victim Support Europe (VSE) que teve lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Esta foi uma oportunidade importante para analisar a implementação da Directiva Europeia, bem como para planear o reforço dos direitos das vítimas para o futuro. A APAV esteve representada no evento através do Presidente João Lázaro, que presidiu à conferência, ocupando actualmente a vice-presidência do VSE.

A conferência contou ainda com a participação de Ana Gomes (Eurodeputada, Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos), Claude Moraes (Eurodeputado, Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos), Iratxe García Pérez (Eurodeputada, Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros), Olivier Tell (Unidade "Procedural criminal law", DG Justiça, Comissão Europeia), Olimpia Monaco (Presidência Italiana do Conselho da União Europeia) e Inga Melnace (da futura Presidência Letónia do Conselho da União Europeia) e Helgard van Hüllen (vice-presidente VSE).

Programa

Conferência: Mulheres Vítimas de Violência – Retratos de Vida | 25 Novembro | Vila Real

No próximo dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, irá realizar-se uma conferência subordinada ao tema Mulheres Vítimas de Violência – Retratos de Vida. A conferência decorrerá no Teatro Municipal de Vila Real e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Real e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. A APAV estará representada na conferência por Elisa Brites, gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Vila Real.

Programa | Ficha de Inscrição

II Jornadas de Criminologia em Coimbra

Nos dias 10 e 11 de Dezembro realizam-se em Coimbra as II Jornadas de Criminologia, dedicadas ao Direito aos Direitos Humanos, e em particular neste ano ao tema "Saúde, Crise e Violência". A APAV estará presente com uma comunicação no painel/mesa 5: Violência(s) e Violações aos Direitos Humanos.

As Jornadas de Criminologia são uma co-organização da CINETS (Crimmigration Control - International Net of Studies), Programa de Doutoramento em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI da Universidade de Coimbra e da CHUC - Agência para a Prevenção do Trauma e da Violação dos Direitos Humanos.

Cartaz

Para ajudar partilhe: Não Ao Tráfico!

A APAV apresentou uma nova campanha de sensibilização sobre a temática do tráfico de seres humanos: Para ajudar PARTILHE: www.naoaotrafico.pt.

Segundo o Relatório Anual do Observatório de Tráfico de Seres Humanos, em 2013 foram sinalizadas 299 pessoas como presumíveis vítimas de tráfico de seres humanos (das quais 49 menores), sendo 45 pessoas posteriormente confirmadas como vítimas deste crime.

Promover a sensibilização sobre o tráfico humano, com ênfase na exploração laboral, de forma a tornar possível o reconhecimento de situações relacionadas com este crime e evitar situações de risco, é o objectivo principal deste projecto.

Esta campanha é desenvolvida no âmbito do Projecto Briseida, promovido pela APAV e co-financiado pela Comissão Europeia. A campanha conta com a parceria mecenática da agência criativa Legendary People + Ideas e com o apoio de diversos meios e instituições.

Para ajudar PARTILHE
www.naoaotrafico.pt

20 Novembro: Dia Internacional dos Direitos das Crianças

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, assinalado a 20 de Novembro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima relembra os direitos das crianças que, pela sua idade, pela maior dificuldade em fazer valer os seus direitos e pela menor capacidade ou autonomia para denunciar e/ou procurar ajuda, são particularmente vulneráveis à vitimação.

Por isso mesmo, a APAV tem atuado consistentemente no combate e prevenção da violência contra crianças e jovens e na promoção e proteção dos seus direitos, através do apoio direto e desenvolvimento de recursos específicos para informar crianças e jovens.

Exemplos recentes deste trabalho da APAV são os sites www.apavparajovens.ptwww.abcjustica.pt, nos quais as crianças e jovens encontram informação simples, atrativa e ajustada acerca de diferentes formas de violência, das estratégias de atuação e de procura de apoio.

A APAV continua ainda a trabalhar para a consciencialização da sociedade em geral para as diferentes formas de violência contra crianças e jovens, através de várias campanhas de informação e sensibilização.

Facebook Kapak Resimleri en yeni oyunlarkız oyunları php dersleri canadian provincial flagscustom flag bayrak custom flagscustom flag promosyon