• banner quality
  • banner VD 404x132

APAV_notícias #40 | Julho 2014

Aqui está a 40ª edição do boletim APAV_notícias. Esta newsletter condensa informação sobre as mais recentes actividades da APAV: a ida da APAV ao Carpe Diem Arte e Pesquisa, no dia 26 de Julho; o lançamento do site do Programa 4D; a presença da APAV no debate público sobre crimes de violação e coação sexual; e a reunião do Projeto Safer Touristic Cities, que abordou questões sobre segurança e turismo. Em especial destaque nesta newsletter está o Seminário Direitos das Vítimas a Serviços de Qualidade, que se realiza no dia 18 de Setembro.

A newsletter pode ser consultada neste link:
APAV_notícias #40

APAV no CDAP | 26 Julho

No dia 26 de Julho a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) vai estar no Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP).

Nesta tarde especial, em que se encerra o 17º Programa de Exposições no CDAP, vamos dar a conhecer o trabalho da APAV, instituição que apoia as vítimas de todos os crimes, e vamos saborear iguarias no jardim, embalados pela música ao vivo.

Durante a tarde há DJ set com os Irmãos Makossa. Às 18h00 terá lugar um concerto de música improvisada, com o duo Hernâni Faustino (RED trio, Falaise) + Jorge Nuno (Signs of the Silhouette).

A entrada é livre, a receita do consumo no jardim reverte para a APAV.

CDAP: Palácio Pombal, Rua do Século, n.º 79, Lisboa. A partir das 15h00.

Evento [Facebook]

Seminário "Direitos das Vítimas a Serviços de Qualidade" | Lisboa | 18 Setembro

A APAV vai promover o Seminário "Direitos das Vítimas a Serviços de Qualidade" no dia 18 de Setembro de 2014, no Hotel Fénix Lisboa.

As consequências e o impacto da vitimação de crime na vida de uma pessoa são diversas. Cada vítima reage de forma diferente, apresentando por isso necessidades específicas de apoio e proteção.

O Seminário "Direitos das Vítimas de Crime a Serviços de Qualidade" será uma oportunidade de excelência para reunir várias perspetivas sobre as necessidades específicas das vítimas de crime, os seus direitos, bem como a experiência comparada no acesso a serviços de apoio em diferentes países europeus.

Este evento é organizado no âmbito do Projeto "Direitos das Vítimas de Crime a Serviços de Qualidade", promovido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Justiça Penal da União Europeia. O Projeto é desenvolvido em parceria com o Victim Support Scotland (Escócia), Weisser Ring Germany (Alemanha), Universidade de Tilburg - INTERVICT (Países Baixos) e o Institut National d'Aide aux Victimes et de Médiation (INAVEM) (França).

A inscrição no seminário é gratuita.

Inscrições, programa e informações:
www.apav.pt/quality

Exposição "Olha" de Valter Vinagre | IPDJ Parque das Nações (Lisboa)

A APAV, em colaboração com o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P., promove a exposição de fotografia “Olha” no IPDJ Parque das Nações (Lisboa).

Esta exposição reúne um conjunto de trabalhos do fotógrafo Valter Vinagre, sendo o resultado de uma colaboração com a APAV, com o objectivo de retratar o universo das vítimas de crime em Portugal.

Esta será a última exposição no âmbito da itinerância que percorreu as lojas do IPDJ por todo o país.

"Como fotografar o silêncio? Como fotografar o invisível ou o velado? Desde que há fotografia – melhor seria dizer, desde que há imagem – que o problema se põe. Seja porque o que está em causa são conceitos e não realidades tangíveis, seja porque essas realidades se furtam absolutamente ao olhar da câmara. A violência doméstica, entendida como fenómeno alargado, é um destes casos. É omnipresente em todas as sociedades, mas invisível. É ilegal (é mesmo um crime público) na nossa, mas resistente à sanção social e à lei. O que é novo na modernidade não é a violência, mas, por um lado a natureza dessa violência e, por outro, o modo como a vemos e a enquadramos entre o espaço público e privado. O seu território, o seu capital de impunidade é precisamente esse círculo fechado que constitui a privacidade, que deixa à porta o Estado, as leis, a urbanidade exigível aos comportamentos. (...) Poucos assuntos podiam ser menos atraentes e mais destituídos de glamour e de fotogenia como a vida das pessoas vítimas de violência. O circuito mediático guarda-as normalmente para encarniçar em nós a faceta humanista que todos julgamos ter. A serenidade cúmplice das imagens de Valter Vinagre recusa liminarmente essa parasitagem. No fundo elas dizem uma só coisa de diferentes maneiras. Olha. Compreende o que puderes. Se puderes. E age. Se puderes."
Celso Martins

A exposição estará patente no IPDJ Parque das Nações até dia 13 de Agosto.

IPDJ - Parque das Nações (Lisboa)
Segunda a sexta, das 9h00 às 18h00.

APAV lança microsite para divulgar o Programa de Prevenção 4D

A APAV acaba de lançar um microsite com o objetivo de divulgar o Programa 4D. Este é um programa de prevenção universal, para implementação nas escolas e que visa prevenir o envolvimento dos jovens em comportamentos de risco através da promoção de relacionamentos saudáveis.

São quatro os temas centrais deste programa: violência no namoro e entre pares; comportamentos sexuais de risco; consumo e abuso de substâncias; questões de género.

O 4D é a tradução e adaptação autorizada do The Fourth R, um programa desenvolvido e testado pelo Centre for Prevention Science (Canadá). A APAV é atualmente a detentora dos direitos de distribuição da versão portuguesa.

O microsite está disponível no endereço:

www.apav.pt/4d

Facebook Kapak Resimleri en yeni oyunlarkız oyunları php dersleri canadian provincial flagscustom flag bayrak custom flagscustom flag promosyon