• banner VD 404x132

1 Outubro | Dia Internacional da Pessoa Idosa

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima associa-se, uma vez mais, à iniciativa anual do Dia Internacional da Pessoa Idosa. Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Reconhecendo que a violência contra as pessoas idosas constitui um problema social e de saúde pública, considera-se que o seu eficaz combate pode contribuir para um futuro mais inclusivo, onde todos sejam respeitados ao longo do ciclo de vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.

A APAV tem vindo a alertar a sociedade portuguesa para a realidade ainda obscura da violência praticada contra as pessoas idosas. Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população ativa em 2050. O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) receia que este aumento, associado a uma certa quebra de laços entre as gerações e com o enfraquecimento dos sistemas de proteção social, venha a agravar as situações de violência.

A APAV, em 2013, apoiou 774 pessoas idosas, 15 por semana e por dia, em média, 2,1 pessoas idosas. Com estes processos de apoio a APAV verificou que existe um insuficiente conhecimento do tema por parte das vítimas, familiares e prestadores de cuidados, bem como uma insuficiente informação e capacitação dos profissionais para intervirem nestas situações.

É fundamental continuar a divulgar e sensibilizar a sociedade para esta temática. Assim, a APAV lança um novo micro-site temático sobre a Violência contra Pessoas Idosas, já disponível em: http://apav.pt/idosos

Site: apav.pt/idosos

APAV lança site ABC Justiça

A APAV acaba de lançar o novo website www.abcjustica.pt, desenvolvido no âmbito do Projeto ABC Justice.

Num momento em que os direitos das vítimas de crime estão cada vez mais na ordem do dia, na sequência da aprovação da nova Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabelece normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas da criminalidade, este site visa veicular junto da população jovem (12-18 anos) informação acerca do funcionamento do sistema de justiça penal e dos direitos das vítimas de crimes.

Construído numa linguagem que se pretende clara e acessível, este site engloba informação sobre as principais reacções e consequências associadas à vitimação, os direitos das vítimas de crime e formas práticas de os exercer e o decurso do processo crime e papel dos seus intervenientes. Encontra-se ainda informação sobre serviços de apoio existentes, links úteis e um glossário.

O site foi desenvolvido no âmbito do Projeto ABC Justice, promovido pela APAV e co-financiado pelo Alumni Engagement Innovation Fund, do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, através da Embaixada dos EUA em Lisboa.

www.abcjustica.pt

Jorge Pina Corre Por Mais Portugal | Projeto apoia dez causas

"Jorge Pina Corre Por Mais Portugal": 10 dias, 700km de corrida - é este o desafio solidário que Jorge Pina, atleta invisual, propõe vencer. O projeto associa-se à APAV, além de nove outras instituições solidárias, numa corrida cujas receitas revertem para as causas sociais das instituições parceiras.

O bar Meninos do Rio acolheu a sessão de apresentação pública da iniciativa, que teve lugar no dia 25 de Setembro. Uma “conferência sensorial” era a proposta da organização para o lançamento do projeto: de olhos vendados, os convidados puderem experienciar a aproximação à vida de uma pessoa com deficiência audiovisual, enquanto se deixavam guiar pela voz de Jorge Pina e dos restantes envolvidos na organização.

Um dia por cada instituição, de 5 a 14 de Outubro e de Norte a Sul do país, Jorge Pina vai (per)correr algumas cidades portuguesas, em nome das diversas instituições solidárias parceiras do projeto.

Mais informação:
associacaojorgepina.pt

APAV_notícias #42 | Setembro 2014

Aqui está a 42ª edição do boletim APAV_notícias. Esta newsletter condensa informação sobre as mais recentes actividades da APAV: o lançamento do site ABC Justiça; o Seminário Direitos das Vítimas a Serviços de Qualidade, que se realizou no dia 18 de Outubro; a entrega do donativo da AVON, no âmbito da sua Campanha Global contra a Violência Doméstica; e a Conferência "Medidas de Proteção nos Estados-Membros da UE", que se vai realizar em Novembro. Em especial destaque nesta newsletter está o novíssimo site ABC Justiça.

A newsletter pode ser consultada neste link:
APAV_notícias #42

III Jornadas Contra a Violência | APAV Açores | 30 Setembro

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, através da APAV Açores, promove no dia 30 de Setembro as III Jornadas Contra a Violência, no Centro de Estudos Natália Correia em Ponta Delgada.

Depois de duas edições bem-sucedidas, a terceira edição das Jornadas contra a Violência volta a reunir vários especialistas. Desta vez o evento é dedicado ao debate de quatro temáticas centrais: O direito das vítimas à informação; Apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio; Crianças e Jovens vítimas de Cyberbullying; e Tráfico de Seres Humanos.

O programa das Jornadas conta com intervenções de diversos especialistas, nomeadamente: Francisco de Siqueira (Juiz de Direito do tribunal Judicial da Comarca de Ponta Delgada), João Carreira (Magistrado do Ministério Público - Coordenador da Comarca dos Açores), João Oliveira (Coordenador de Investigação Criminal da Polícia Judiciária em Ponta Delgada), Luís Pedro Silva (Jornalista "Açoriano Oriental"), Ana Silva (técnica do Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante de Ponta Delgada), Maria Isabel Parreirão (Diretora Regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), Frederico Moyano Marques e Bruno Brito (APAV), Helena Chaves Costa e Sílvia Branco (APAV Açores).

A sessão de abertura será assegurada por Natércia Gaspar (Diretora Regional da Solidariedade Social) e José Manuel Bolieiro (Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada).

Programa, inscrições e informações:
www.apav.pt/evento

Facebook Kapak Resimleri en yeni oyunlarkız oyunları php dersleri canadian provincial flagscustom flag bayrak custom flagscustom flag promosyon