• banner quality
  • banner VD 404x132

Secretária de Estado da Igualdade inaugura CAP Sul

A Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e Igualdade, Teresa Morais, visitou e inaugurou o Centro de Acolhimento e Proteção – CAP SUL, para vítimas de tráfico de seres humanos do país, que resultou da Carta de Compromisso celebrada com a APAV para o efeito. A nova resposta especializada a cargo da APAV foi instalada num período de apenas três meses no âmbito do compromisso firmado de reforço da resposta a estas vítimas.

O novo Centro de Acolhimento e Proteção visa promover uma intervenção qualificada e humanizada direcionada às mulheres vítimas de tráfico de seres humanos acompanhadas ou não de crianças, contribuindo para uma maior cobertura geográfica no país de estruturas de acolhimento temporário para vítimas de tráfico de seres humanos, tendo a capacidade de 8 vagas.

Renovado site dedicado aos turistas vítimas de crime: May I Help You?

A APAV renovou o site dedicado aos turistas vítimas de crime: May I Help You?. Desenvolvido no âmbito do Projecto May I Help You?, promovido pela APAV, este site tem por objetivo melhorar a informação e apoio dado às pessoas que são vítimas de um crime em outro Estado-Membro da União Europeia. A informação no site está disponível em Português, Inglês e Espanhol.

Considerando-se que a vítima de crime se pode sentir ainda mais vulnerável quando se encontra de visita a um país estrangeiro, além das diferenças linguísticas e culturais, torna-se difícil para as vítimas pedir apoio após o crime.

Este site fornece informações úteis para turistas, informando-os dos seus direitos, oferecendo informações sobre os sistemas de apoio disponíveis, dicas de segurança de viagem, informações turísticas em Portugal e informação sobre a APAV.

A APAV tem aprofundado o apoio a turistas vítimas ao longo dos anos, em estreita ligação com as embaixadas e consulados. Este site renovado é mais uma importante ferramenta para complementar esse contínuo trabalho de apoio específico.

Site: May I Help You?

Seminário "Direitos das Vítimas a Serviços de Qualidade" | Lisboa | 18 Setembro

A APAV vai promover o Seminário "Direitos das Vítimas a Serviços de Qualidade" no dia 18 de Setembro de 2014, no Hotel Fénix Lisboa.

As consequências e o impacto da vitimação de crime na vida de uma pessoa são diversas. Cada vítima reage de forma diferente, apresentando por isso necessidades específicas de apoio e proteção.

O Seminário "Direitos das Vítimas de Crime a Serviços de Qualidade" será uma oportunidade de excelência para reunir várias perspetivas sobre as necessidades específicas das vítimas de crime, os seus direitos, bem como a experiência comparada no acesso a serviços de apoio em diferentes países europeus.

Este evento é organizado no âmbito do Projeto "Direitos das Vítimas de Crime a Serviços de Qualidade", promovido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Justiça Penal da União Europeia. O Projeto é desenvolvido em parceria com o Victim Support Scotland (Escócia), Weisser Ring Germany (Alemanha), Universidade de Tilburg - INTERVICT (Países Baixos) e o Institut National d'Aide aux Victimes et de Médiation (INAVEM) (França).

A inscrição no seminário é gratuita.

Inscrições, programa e informações:
www.apav.pt/quality

APAV foi ao CDAP

No passado sábado, dia 26 de Julho, teve lugar no Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) um evento especial. Neste dia, em que finalizava o 17º ciclo de exposições, o CDAP recebeu a APAV, para uma festa no encantador jardim do Palácio Pombal, em Lisboa. O evento teve como objectivo a angariação de fundos e a sensibilização para a problemática das vítimas de crime. A música esteve a cargo dos Irmãos Makossa (DJ set), que animaram a tarde com ritmos africanos, e de um concerto de música improvisada com o duo Hernani Faustino e Jorge Nuno. A angariação de fundos foi feita através da venda de óptimas iguarias caseiras, bebidas refrescantes e da venda de livros oferecidos por uma livraria.

30 Julho: Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos

A ONU - Organização das Nações Unidas assinalou o dia 30 de Julho como o Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos. A designação desta data tem como objetivo chamar a atenção para a problemática do tráfico de seres humanos e encorajar os cidadãos do mundo inteiro a adotarem ações no combate a este crime.

O tráfico de seres humanos é um crime que afeta diferentes países, desenvolvidos ou não, e atinge especialmente mulheres e crianças. Em Portugal tem aumentado a cada ano o número de situações de tráfico identificadas, sendo este país identificado atualmente como um local de origem, trânsito e destino de vítimas. De acordo com o último relatório estatístico divulgado pelo Observatório do Tráfico de Seres Humanos, em 2013 foram identificadas 299 potenciais vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal, sendo a sua maioria homens estrangeiros sujeitos à exploração laboral (www.otsh.mai.gov.pt)

A APAV trabalha para que haja uma maior sensibilização da sociedade portuguesa quanto ao tráfico de seres humanos e para que as vítimas deste tipo de crime possam exercer os seus direitos e recebam apoio adequado. Como parte deste trabalho, a APAV tem desenvolvido diversas iniciativas voltadas à sensibilização, como ações junto a escolas e outros públicos, e no âmbito do apoio gere um Centro de Acolhimento e Proteção destinado a mulheres vítimas de tráfico e seus filhos menores.

Neste primeiro Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos a APAV chama a atenção para a necessidade de todas as pessoas estarem mais alerta e envolvidas na identificação e denúncia deste crime.

Mais informações sobre o tráfico de seres humanos:
APAV | UAVM

Facebook Kapak Resimleri en yeni oyunlarkız oyunları php dersleri canadian provincial flagscustom flag bayrak custom flagscustom flag promosyon