Especial:
Casa de Abrigo ALCIPE

Janeiro 2012


A Casa de Abrigo ALCIPE faz parte da Rede Nacional de Casas de Abrigo da APAV, tendo iniciado a sua actividade no ano de 2006. Desde então que é efectuado todo um trabalho - vinte e quatro horas por dia, todos os dias da semana - em prol de mulheres e crianças vítimas de violência, o qual é desenvolvido através de uma equipa multidisciplinar.

A equipa residente é constituída por dois psicólogos, uma trabalhadora social, um jurista, um educador social, cinco monitores e um técnico multifunções. Existe também a colaboração de uma voluntária de psicologia e de uma estagiária de psicologia no âmbito do Estágio Profissional da Ordem dos Psicólogos.

A Casa de Abrigo ALCIPE apoia uma média de 15 famílias por ano, tendo efectuado o apoio a um total de 160 pessoas desde o ano de 2006.

A intervenção técnica com as mulheres e crianças é efectuada ao nível individual (apoio psicológico, social e jurídico) e em grupo, sendo efectuadas dinâmicas de grupo com as mulheres e actividades formativas que favoreçam o desenvolvimento pessoal de cada pessoa, com vista à construção de um novo projecto de vida de forma autónoma e sem violência.

As crianças em idade escolar beneficiam de apoio em grupo ao nível da psicoterapia emocional e as mães que tenham crianças até aos cinco anos de idade participam em actividades de grupo que favoreçam a interacção familiar.

Todas as pessoas costumam ser convidadas a participar em várias actividades lúdicas para fomentar o espírito de solidariedade e entreajuda entre si.



30 de Janeiro de 2012

Cátia Rodrigues
Casa de Abrigo ALCIPE