Especial:
Gabinete de Apoio à Vítima de Braga

Fevereiro 2012


O Gabinete de Apoio à Vítima de Braga leva a cabo todos os dias um permanente trabalho de apoio a vítimas de crime, prestando apoio ao nível jurídico, psicológico e social. Paralelamente, o GAV Braga é muitas vezes convidado a intervir em seminários ou colóquios organizados por outras Instituições, desenvolvendo ainda sessões de sensibilização em escolas acerca das diversas temáticas abrangidas no âmbito de actuação da APAV, designadamente Violência Doméstica, Violência no Namoro e Bullying.

O GAV Braga tem sido muito solicitado para este tipo de intervenções públicas. Um bom exemplo disso mesmo foi a nossa intervenção, no dia 22 de Novembro do ano passado, por ocasião da Semana da Igualdade e dos Direitos Humanos, na Conferência sobre os Direitos Humanos em Portugal e no Mundo, que teve lugar na Universidade do Minho (na foto, em baixo); bem como a intervenção que fizemos no Seminário sobre Violência Doméstica, promovido pela Associação Famílias, na Pastoral Universitária, Braga, no dia 29 de Novembro.

Ao nível de intervenções junto de escolas, o gabinete bracarense participou nos dias 21 e 25 de Outubro de 2011 em duas palestras sobre Violência Doméstica, que decorreram na Escola Profissional Cenatex em Guimarães. Também no dia 23 de Novembro do ano passado participámos em duas sessões de sensibilização sobre Violência no Namoro, que tiveram como destinatários alunos do 12.º ano da Escola Secundária Alcaides Faria em Barcelos.

Já neste ano de 2012, nos dias 1 e 10 de Fevereiro participámos em duas sessões de sensibilização sobre Violência no Namoro na Escola Secundária D. Maria II, Braga, assim como na Escola EB 2,3 de Arões, Fafe, no dia 14 de Fevereiro - Dia dos Namorados. Estão agendadas para breve mais intervenções, designadamente na Escola Profissional nos Arcos de Valdevez, sobre Violência no Namoro, dia 8 de Março. O GAV Braga foi ainda convidado, pela JS Braga, para intervir numa tertúlia sobre Violência no Namoro, que terá lugar no dia 6 de Abril.

Todas estas actividades são essenciais para a sensibilização da comunidade para a temática da violência, uma vez que é certo que muitas destas realidades estão por vezes ocultas.



27 de Fevereiro de 2012

Teresa Sofia Silva
GAV Braga