Seminar ProjectRightToQualityServices-02

O Projeto

Tentativas anteriores de avaliar a qualidade dos serviços prestados às vítimas de crime em vários Estados-Membro, através de inquéritos de satisfação, mostraram-se insuficientes para o desenvolvimento de políticas na área da vitimação. A ideia de que uma simples classificação da satisfação das vítimas mede a qualidade dos serviços, não tem em conta todos os aspetos relevantes da experiência subjetiva da qualidade dos mesmos. Nesta medida, e tendo em conta os tipos de apoio disponíveis para cada vítima de crime, considerou-se de real importância perceber se os serviços que lhe são prestados satisfazem de facto as suas necessidades.

É neste contexto que surge o Projeto "Direito a Serviços de Qualidade para as Vítimas de Crime", promovido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Justiça Penal da União Europeia.

Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento e implementação de um instrumento que permita aferir a perceção das vítimas de crime relativa à qualidade dos serviços que lhes são prestados pelas diversas entidades com as quais contatam (órgãos de investigação criminal, ministério público, apoio à vítima).

A decorrer desde Novembro de 2012, conta com a parceria da Universidade de Tilburg - INTERVICT (Países Baixos), do Victim Support Scotland (Escócia), do Weisser Ring Germany (Alemanha) e do Institut National d'Aide aux Victimes et de Médiation - INAVEM (França).

Esta parceria de dois anos irá permitir traçar um excelente retrato, em cada um dos países parceiros, dos serviços de apoio prestados às vítimas de crime.

 QUALITY partners-01