Materiais e recursos

 

1. Manuais – 9º ano de escolaridade

Este kit de prevenção para o 9º ano de escolaridade é composto por 4 manuais de apoio (um para cada uma das unidades), que inclui a descrição das atividades de cada uma das sessões e diretrizes para a utilização dos recursos de vídeo.

Unidade 1: Relacionamentos saudáveis

Unidade 2: Crescimento e sexualidade saudáveis

Unidade 3: Consumo e abusos de substâncias

Unidade 4: Igualdade de género

 

Os manuais contêm a descrição de cada uma das sete sessões que compõem cada unidade, bem como os materiais para as atividades propostas (vídeos, fichas ou textos), assim como orientações para a discussão com os alunos e tópicos de apoio aos professores.

Exemplos de conteúdos das sessões

Unidade 1

Unidade 2

Unidade 3

Unidade 4

 2. Vídeos

Para além dos manuais de atividades, existem alguns recursos de vídeo para apoio às sessões:

VÍDEO DE COMPETÊNCIAS DE RELACIONAMENTO POSITIVAS

Neste vídeo é apresentada uma variedade de cenários – tais como bullying, consumo de substâncias, conflitos interpessoais – e são demonstrados diversos estilos/competências de comunicação (assertividade, passividade, agressividade, negação, adiamento e negociação). 

EXEMPLOS DE JOGOS DE PAPÉIS E ESTRATÉGIAS DE DINAMIZAÇÃO

Este vídeo pode ser utilizado para demonstrar um jogo de papéis completo ou para demonstrar estratégias de resolução de conflitos adequadas. Constitui-se como um excelente instrumento de trabalho para a dinamização de jogos de papéis.

3. Cartaz “ Estratégias de resolução de conflitos positivas”

Este cartaz é mais um recurso para utilizar durante as sessões. Serve como “lembrete” para estratégias resolução de conflitos positivas.

Poster 4D-01

4. Documentário 4d

Este documentário reúne os testemunhos de alunos e professores que estiveram envolvidos na implementação do programa, entre 2008 e 2010.

Procura transmitir, em discurso direto, a resposta de alunos e professores a algumas questões:

A sala de aula é um espaço para a aprendizagem de competências de relacionamento?

Qual o impacto na relação professor/aluno?

Qual o impacto na relação entre os alunos?

Como funcionam as atividade e dinâmicas?

O que podem espera os alunos que participarem neste programa?

Como definiriam o projeto numa palavra?