Como funciona?

Descrição do programa

A versão adaptada deste currículo é composta por quatro unidades (mais uma unidade do que a versão original), num total de 28 sessões,  e estrutura-se da seguinte forma:

Unidade 1. Relacionamentos saudáveis

Unidade 2. Crescimento e sexualidade saudáveis

Unidade 3. Consumo e abuso de substâncias

Unidade 4. Igualdade de género

Cada Unidade é composta por sete sessões, com uma duração aproximada de 90 minutos (45 minutos na Unidade 4). As 28 sessões que compõem o programa são desenvolvidas pelos professores em contexto sala de aula, após formação especializada nas dinâmicas de prevenção utilizadas.

Sendo um programa curricular, o objetivo é que seja desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, preferencialmente com uma periodicidade semanal, como se de uma disciplina se tratasse.

Nestas sessões, os alunos são protagonistas de atividades que visam o desenvolvimento de competências de relacionamento com os outros, possibilitando uma resposta mais positiva a situações de violência, de conflito ou de eventual envolvimento em comportamentos de risco.

Atividades propostas

As atividades desenvolvidas com os alunos pretendem ajudá-los a responder de forma positiva a situações de violência e conflito que frequentemente ocorrem nos seus relacionamentos com os colegas, amigos e/ou namorado/a. Com esta intervenção espera-se que os adolescentes possam adquirir e treinar competências que lhes permitam tomar decisões mais saudáveis e informadas ao nível destes relacionamentos, mas também, em aspectos relacionados com o uso de substâncias e com comportamentos sexuais de risco.

Ensinar os adolescentes a protegerem-se do envolvimento em comportamentos de risco é seguramente mais do que ensinar-lhes a “dizer não”. É importante que eles aprendam a emitir e a fazer valer a sua opinião sem menosprezar ou magoar os outros; a adiar uma decisão; a dizer não ou a negociar uma solução. Contudo, é essencial que eles associem estas aprendizagens aos seus relacionamentos interpessoais e àquelas pessoas que são significativas e que eles possam perceber as competências adquiridas como essenciais para a promoção de relacionamentos positivos.

Os temas abordados nas diferentes unidades incluem tópicos como: a amizade, o namoro, a violência na escola, a sexualidade, a prevenção da gravidez e de infeções sexualmente transmissíveis, o álcool e as drogas e algumas questões associadas à promoção da igualdade entre mulheres e homens.

Todos os materiais selecionados, entre os quais se incluem alguns vídeos e materiais informativos, são adequados para utilizar junto de adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos.