Academia de Verão | 16 Julho - 20 Agosto

Publicado .

A APAV promove a segunda edição da Academia de Verão de Direito & Psicologia, que se realiza entre os dias 16 de julho e 20 de agosto, nos Serviços Centrais de Sede da APAV, em Lisboa.

Com a participação na Academia de Verão de Direito & Psicologia, os/as alunos/as do Ensino Superior terão oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido pela APAV no apoio a vítimas de crime em Portugal, de forma intensiva.

Local: APAV - Sede | Lisboa | Preço: Gratuito

Programa

Inscrições: apav.pt/academia
(até 9 de julho)

Doe 0,5 % do seu IRS à APAV: 502 547 952

Publicado .

IRS Web 400x905pxl

De 1 de abril a 30 de junho, pode doar 0,5 % do seu imposto à APAV ao preencher a sua declaração de IRS.

Ao aceder ao Portal das Finanças, no Quadro 11, que se encontra na folha "Rosto", selecione o Campo 1101 (Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública).

Indique, em seguida, o NIF da APAV - 502 547 952 - e selecione a opção IRS.

Lembre-se: ao ajudar a APAV, está a contribuir para o apoio às vítimas de todos os tipos de crime.

portaldasfinancas.gov.pt

IRS abril junho2019 2

APAV participa na Conferência Annual do Victim Support Europe

Publicado .

A Conferência Anual do Victim Support Europe (VSE) junta, todos os anos, profissionais das organizações-membro oriundas de todos os cantos da Europa. A Conferência é uma oportunidade única de partilhar conhecimento e experiências sobre o apoio a vítimas de crime.

Este ano a Conferência, co-organizada pelo VSE e France Victimes, teve lugar no Parlamento Europeu em Estrasburgo, que abriu as suas portas para acolher este evento transnacional. A Conferência realizou-se nos dias 12 e 13 de junho e teve como tema A recuperação de vítimas: uma estrada com muitas rotas (Victim recovery: a road of many routes).

João Lázaro, presidente da APAV e do Victim Support Europe, fez parte do painel da abertura, na manhã de dia 12, tendo o seu discurso iniciado os trabalhos da conferência.

A APAV esteve também representada por Mafalda Valério (apresentação Apoio à distância: o exemplo de linhas de apoio a vítimas), Marta Carmo (workshop Um caminho para serviços eficientes e de qualidade), Bruno Brito (apresentação Que tipo de apoio psicológico para cada vítima: avaliar necessidades e disponibilizar diferentes tipos de apoio e dois workshops: Violência Sexual contra Crianças e Preparar uma resposta de apoio às vítimas a um ataque terrorista). 

Prémio APAV para a Investigação 2019: candidaturas abertas

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove em 2019 a quinta edição do Prémio APAV para a Investigação, com o apoio da Fundação Montepio.

O Prémio APAV para a Investigação destina-se a premiar trabalhos de investigação científica sobre temas ou problemas relacionados com a missão da APAV: “Apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima”.

Estão abertas as candidaturas para o Prémio APAV para a Investigação 2019.

Condições gerais:
- O Prémio APAV será atribuído anualmente pela APAV a um trabalho inédito, desenvolvido em língua portuguesa.
- O Prémio APAV será atribuído a um trabalho que contribua para o conhecimento geral ou específico dos temas ou problemas relacionados com as vítimas de crime, ou para a melhoria de qualidade dos serviços de apoio à vítima em Portugal.
- O Prémio APAV será atribuído a um trabalho desenvolvido em áreas científicas diversas, tais como Direito, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, História, Economia, Saúde, Antropologia, Criminologia, Vitimologia, Pedagogia, etc.

Formulário de Candidatura [Link]
Consulte aqui o Regulamento [PDF].

 

Informações e candidaturas:
apav.pt/premioapav2019

Nova campanha de sensibilização: “As marcas de violência na infância nunca passam”

Publicado .


(Clique nas imagens para aumentar.)

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima acaba de apresentar uma nova campanha de sensibilização pública que pretende alertar para a realidade da violência sobre crianças e jovens. A campanha foi desenvolvida criativamente, de forma mecenática, pela agência Fullsix e parte do mote: “As marcas de violência na infância nunca passam”.

Em paralelo com o lançamento da campanha foram também apresentados os novos recursos de conhecimento da Rede CARE: o novo microsite CARE e a segunda edição do Manual CARE. O novo microsite CARE já está acessível no endereço apav.pt/care.

A APAV está disponível para apoiar: através da Linha de Apoio à Vítima 116 006 (chamada gratuita, dias úteis, 9h-21h), Messenger (Facebook), vídeochamada (Skype: apav_lav) e através de uma rede nacional de 20 Gabinetes de Apoio à Vítima.