Dia Internacional da Lembrança e do Tributo às Vítimas do Terrorismo

Publicado .

No dia 21 de Agosto celebra-se o Dia Internacional da Lembrança e do Tributo às Vítimas do Terrorismo, efeméride instituída por iniciativa das Nações Unidas em 2018.

Sabemos hoje que é elevada a probabilidade de um atentado, em qualquer lado no mundo, afetar vítimas de vários países, incluindo Portugal.

As vítimas de terrorismo no estrangeiro, seus familiares e amigos, enfrentam muitas dificuldades decorrentes destes atentados. Para além do impacto físico e psicológico criado pelo evento, o facto de serem vítimas num pais que não é o seu, com língua, cultura e legislação diferentes, dificulta o acesso a apoio especializado. A distância e a incompreensão dos sistemas socias e jurídicos destes países leva a que seja difícil as vítimas e seus familiares fazerem valer os seus direitos e terem acesso ao apoio necessário.

A APAV tem trabalhado pela defesa dos direitos das vítimas de terrorismo, tentando estabelecer redes e parcerias que permitam vencer as barreiras causadas pelas fronteiras e pela distância, para que as vítimas de terrorismo não estejam sozinhas, desde o primeiro momento, em situações de extrema gravidade.

A APAV, através da Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo pode dar apoio especializado, mesmo à distância, nestas situações complexas. A APAV associa-se às Nações Unidas e ao Victim Support Europe assinalando esta data, para que as vítimas de terrorismo não sejam esquecidas. #survivingterrorism

www.un.org/en/events/victimsofterrorismday

www.apav.pt/vitimasdehomicidio

RAFAVH | Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo
21 358 79 00 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

APAV lança Prémio APAV para o Jornalismo

Publicado .

 

Logo press Premio Investigacao 2018

Com o propósito de reconhecer a qualidade, a relevância e a importância do jornalismo feito em Portugal, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima lança o Prémio APAV para o Jornalismo.

O Prémio será atribuído anualmente à melhor peça jornalística que, no ano anterior, tenha contribuído para o conhecimento dos temas ou problemas relacionados com o apoio às vítimas de crime em Portugal. O Prémio APAV para o Jornalismo tem um valor monetário de 1.500 euros e conta com o apoio da Fundação Montepio. Será ainda entregue um troféu da autoria do designer Gonçalo Falcão.

O painel de jurados do Prémio é constituído por Álvaro Laborinho Lúcio (Associado-Fundador e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APAV), Sofia Branco (Presidente do Sindicato dos Jornalistas) e André Sendin (Presidente da Escola Superior de Comunicação Social).

O trabalho vencedor do Prémio APAV para o Jornalismo 2018 será divulgado em breve. A entrega do Prémio realiza-se no dia 9 de setembro, às 17.00, na Casa da Imprensa.*

O Prémio APAV para o Jornalismo pretende distinguir trabalhos jornalísticos publicados em Portugal que, ao longo do ano transato, se tenham destacado nas temáticas relacionadas com o apoio às vítimas de crime. Os trabalhos devem estar contemplados numa das seguintes categorias: Imprensa, Rádio, Televisão ou Jornalismo Digital.

* Rua da Horta Seca, 20, Lisboa

APAV Notícias #101 | Agosto 2019

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das atividades mais recentes da Associação. A edição #101, de agosto de 2019, reúne informação sobre: a primeira edição do Prémio APAV para o Jornalismo; a edição #7 da revista Miscellanea APAV; a participação da APAV no Sybersecuruty Summer Bootcamp; e os novos Guias para Famílias, desenvolvidos no âmbito do Projeto SER. A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #101 | Agosto 2019

Apresentação Miscellanea APAV #7

Publicado .

Miscellanea 7 1 2Miscellanea 7 2 2Miscellanea 7 6 2Miscellanea 7 8 2

A APAV apresenta o número 7 da revista Miscellanea APAV. A sessão de lançamento da edição de agosto de 2019 teve lugar na Sede da APAV em Lisboa no dia 8 de agosto, pela manhã.

A sessão contou com a presença de Rosa Saavedra (coordenadora da Miscellanea APAV), Mafalda Valério e Marta Carmo (Unidade de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Gestão de Projetos da APAV, autoras do artigo "Projeto VOCIARE - Victims of Crime Implementation Analysis of Rights in Europe"), Filipa Ribeiro Pereira (vencedora do Prémio APAV para a Investigação 2019, Assessora Técnica dos Gabinetes de Apoio à Vítima de Oeiras e de Cascais e autora do artigo "Processo Penal e Direitos Humanos: Medidas processuais de proteção e o crime de violência doméstica, à luz da jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos") e Ana Inês Prior (autora do artigo "A Inteligência Emocional como fator protetor do bem-estar e saúde mental em técnicos de apoio à vítima).

A Miscellanea APAV é uma publicação promovida pela APAV, com a finalidade de divulgar artigos científicos e de reflexão sobre temas relacionados com vítimas de crime ou com apoio à vítima.

O número 7 da revista contém ainda um artigo de Ana Luísa Bessa (menção honrosa do Prémio APAV para a Investigação 2018) e conta com as ilustrações de Kruella D'Enfer.

Miscellanea 7

Miscellanea APAV #7
PDF | E-Book

Projeto SER desenvolve Guias para Famílias

Publicado .

Logo SER 1522017

A APAV desenvolveu, no âmbito do Projeto SER – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, com o apoio financeiro do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), três Guias para Famílias. Estes guias dedicam-se a sensibilizar as famílias para a importância que podem assumir na educação das crianças para temáticas associadas à prevenção e ao combate à violência e à promoção da igualdade de género.

Desenvolvidos especificamente a pensar nas famílias e com o intuito de partilhar estratégias para as envolver na prevenção da violência, abordam os seguintes domínios: Sensibilizar e Educar para a Igualdade de Género, Sensibilizar e Educar para os Efeitos da Violência e Sensibilizar e Educar para a Segurança.

Consulte os guias e mais informação sobre o Projeto SER aqui.