• banner CARE 404x132 v2

Conferência “Ódio Nunca Mais: apoio a vítimas de crimes de ódio” | 26 Setembro

Publicado .

A APAV promove no dia 26 de Setembro a Conferência “Ódio Nunca Mais: apoio a vítimas de crimes de ódio”. O evento terá lugar Auditório do Campus da Justiça, em Lisboa.

O crime e a violência motivada pelo ódio constituem graves atentados aos mais basilares direitos humanos fundamentais que afetam não só as suas vítimas, mas também as comunidades a que estas pertencem e a sociedade em geral.

Os crimes de ódio são um dos tipos de crime menos reportados às autoridades policiais e judicias, devido a barreiras estruturais, práticas e sociais que impedem as vítimas de dar este passo. Os próprios órgãos de polícia criminal e autoridades judiciais deparam-se com dificuldades na identificação do motivo baseado no ódio e na discriminação que subjaz à prática do crime, o que pode prejudicar a correta determinação do crime de ódio como tal e, consequentemente, o processo de apoio e recuperação das suas vítimas. Finalmente, persiste um reduzido conhecimento e sensibilização das sociedades e comunidades vulneráveis acerca do fenómeno dos crimes de ódio e violência discriminatória.

O projeto Ódio Nunca Mais tem como objetivo abordar estes problemas através da criação de ferramentas de sensibilização e treino multidisciplinar de profissionais, de forma a melhorar a resposta do sistema de justiça crimal às necessidades atuais das vítimas.

Na Conferência final do projeto, o painel de oradores convidados abordará as questões mais prementes relacionadas com os direitos e necessidades das vítimas de crime de ódio. Os participantes terão, ainda, a possibilidade de tomar parte em diferentes workshops focados na interação com grupos vulneráveis a crimes de ódio, assim como na sua investigação criminal.

Informações e inscrições:
apav.pt/hatenomore

APAV Notícias #88 | Julho 2018

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das actividades mais recentes da Associação. A edição #88, de julho de 2018, reúne informação sobre a Conferência "Ódio Nunca Mais", que se realiza em Setembro, e a mudança de instalações do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra, entre outros. O boletim inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:

APAV Notícias #88 | Julho 2018

Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra: mudança de instalações

Publicado .

A APAV mudou de instalações em Coimbra. Estamos agora na Av. Fernão de Magalhães, nº 153 (1º andar, sala 1), em Coimbra. Mas continuamos consigo em todo o lado.

Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra
Av. Fernão de Magalhães, nº 153, 1º andar, sala 1
3000-176 Coimbra

239 781 545  |  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dias úteis: 10H00-12H30 / 14H00-17H30

Evento Comemorativo do Projeto SER

Publicado .

A APAV promoveu, no dia 10 de julho, um Evento Comemorativo do Projeto SER – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, para assinalar a finalização da 1ª implementação-piloto do Programa de Prevenção HORA de SER, destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, com vista a prevenir a violência doméstica e a violência de género.

O evento comemorativo teve como objetivo apresentar aos parceiros formais e informais do Projeto os resultados das principais atividades realizadas, com particular destaque para o desenvolvimento e implementação do programa de prevenção e para os resultados preliminares da sua avaliação.

O evento decorreu no Auditório POISE (Delegação Norte) e contou com a participação da Equipa do Projeto SER, bem como com a presença de representantes das entidades parceiras, como a Câmara Municipal da Maia, o Agrupamento de Escolas de Alfena, o SINCLab - Laboratório de Inclusão Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e o Departamento de Educação da Câmara Municipal do Porto. Contou ainda com a presença de representes de outros parceiros informais, nomeadamente a CPCJ de Porto Oriental, a CPCJ de Porto Central, a CPCJ de Paços de Ferreira, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, o Agrupamento de Escolas de Ermesinde e a Universidade Lusófona do Porto.

O Projeto SER, promovido pela APAV, entre dezembro de 2016 e junho de 2019, conta com o apoio financeiro do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), no âmbito do seu eixo prioritário 3, na tipologia de apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.

Sabia que já pode ajudar a APAV no Facebook?

Publicado .

Sabia que já pode ajudar a APAV no Facebook?

Se desejar fazer um donativo, pode fazê-lo clicando no botão “Fazer Donativo” (sobre a fotografia de capa).

Para criar uma angariação de fundos entre os seus amigos, basta aceder à página da APAV e selecionar, no menu à esquerda, a opção “Angariações de Fundos”.

Muitas pessoas já optam por este tipo de angariação, por exemplo, nos seus aniversários.

Lembre-se: ajudar a APAV é ajudar as vítimas de todos os tipos de crime.