• banner CARE 404x132 v2

Encontro em torno do livro O Homem que Escrevia Azulejos, de Álvaro Laborinho Lúcio

Publicado .

Decorreu no dia 17 de janeiro o encontro em torno do livro O Homem que Escrevia Azulejos, romance de Álvaro Laborinho Lúcio. O evento encheu a sala Vista de Lisboa do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa.

A obra O Homem que Escrevia Azulejos foi apresentada por Maria de Belém Roseira (Associada Fundadora da APAV). Os actores Carlos Paulo (Teatro da Comuna) e Natália Luiza (Teatro Meridional) fizeram leituras de alguns capítulos da obra.

Álvaro Laborinho Lúcio é juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça. De Janeiro de 1990 a Abril de 1996 exerceu, sucessivamente, as funções de secretário de Estado da Administração Judiciária, ministro da Justiça e deputado à Assembleia da República. É também Associado Fundador da APAV.

A APAV agradece à Quetzal Editores e ao Museu Nacional do Azulejo o apoio na organização deste encontro.

APAV Notícias #94 | Janeiro 2019

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das actividades mais recentes da Associação. A edição #94, de janeiro de 2019, reúne informação sobre: a cerimónia dos Prémios Arco-Íris 2018 da ILGA Portugal, que distinguiram a campanha #RespectBattles "Combate o ódio com respeito", promovida pela APAV; a coordenação da Linha Internet Segura; a apresentação do sexto número da revista Miscellanea APAV; e a entrega de um donativo por parte da Mary Kay. A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #94 | Janeiro 2019

APAV integra o CIS com a coordenação da Linha Internet Segura

Publicado .

A partir de janeiro de 2019 a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima passa a integrar o Consórcio Internet Segura (CIS) e os serviços da Linha Internet Segura e da Linha Alerta passam a estar sob coordenação da APAV.

A Linha Internet Segura tem por base o atendimento telefónico e online, com o objetivo de promover uma utilização mais segura da internet, presta apoio a vítimas de cibercrime e aconselhamento na adoção de comportamentos seguros online. A Linha Alerta é uma plataforma de denúncia de conteúdos ilegais online, nomeadamente conteúdos de abuso sexual de menores, apologia à violência e apologia ao racismo/xenofobia. Mais informações: linhaalerta.internetsegura.pt

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é uma instituição particular de solidariedade social de âmbito nacional que tem por missão promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de crime. Os serviços da Linha Internet Segura e da Linha Alerta passam a ser apoios específicos do Sistema Integrado de Apoio à Distância (SIAD) da APAV e esta integração assegura ainda uma resposta articulada com os serviços de proximidade da APAV.

A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 9h e as 21h) ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O apoio é confidencial e gratuito.

Navegue em Segurança!

www.internetsegura.pt
linhaalerta.internetsegura.pt

Campanha #RespectBattles distinguida com Prémio Arco-Íris da ILGA Portugal

Publicado .

A campanha #RespectBattles "Combate o ódio com respeito", promovida pela APAV, foi distinguida com o Prémio Arco-Íris 2018 da ILGA Portugal. Desenvolvida criativamente pela agência Carmen (Young Network), a campanha conta com a participação de cinco rappers portugueses: Malabá, Ace, M7, Papillon e Estraca.

A campanha foi desenvolvida no âmbito do projeto Ódio Nunca Mais: Formação e Sensibilização para o Combate aos Crimes de Ódio e Discurso de Ódio, que conta com o cofinanciamento do Programa Direitos, Igualdade e Cidadania/Justiça da União Europeia.

Além da APAV, foram também distinguidos: RTP - Rádio e Televisão de Portugal; o documentário "Até que o porno nos separe" de Jorge Pelicano; a jornalista Carolina Reis (Expresso); o "coming out" de Célio Dias, Sandra Cunha, Adolfo Mesquita Nunes, Gabriela Sobral e Inês Herédia; partidos e deputada pela igualdade: PS, BE, PCP, PEV, PAN e Deputada Teresa Leal Coelho.

A cerimónia de entrega dos Prémios Arco-Íris 2018 realizou-se no dia 12 de janeiro no Time Out Market, em Lisboa, numa cerimónia conduzida por Rita Ferro Rodrigues e Rui Maria Pêgo. A cerimónia contou com actuações de três rappers - Papillon, Estraca e Malabá - que interpretaram ao vivo três temas da campanha #RespectBattles.

APAV apresenta revista Miscellanea #6

Publicado .

A APAV apresenta o número 6 da Miscellanea APAV. A sessão de lançamento teve lugar na Sede da APAV, em Lisboa, no dia 27 de dezembro. A Miscellanea APAV é uma revista promovida pela APAV que tem por finalidade divulgar artigos científicos e de reflexão sobre temas relacionados com vítimas de crime ou com apoio à vítima.

Esta sexta edição da Miscellanea APAV reúne quatro artigos: Programa Hora de SER - Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos; Projeto CARE - apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual; Os crimes de ódio - da invisibilidade à agenda europeia e nacional; e Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste - o GAV itinerante da APAV. Esta edição da revista é ilustrada com uma seleção de fotografias de Sérgio Aires.

Miscellanea APAV #6
PDF | E-Book