21 março | Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Publicado .

APAV migração

Assinala-se hoje, 21 de março, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, lembrando que o racismo, a xenofobia e as várias formas de violência discriminatória relacionadas com etnia, cor de pele, nacionalidade, território de origem, religião e outras características identitárias são uma realidade com a qual ainda vivemos e contra a qual é necessário lutar. É também assinalado hoje, desde 2019, o Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial. 

A discriminação racial continua a afetar diariamente a vida de muitas pessoas, atentando contra os seus direitos humanos e frequentemente limitando o livre exercício dos seus direitos civis. Este fenómeno manifesta-se ainda nas instituições, serviços públicos e nos mais variados contextos da sociedade. Por isso, incentivamos todas as pessoas a tomarem uma posição ativa contra todas as formas de discriminação racial e a informarem-se sobre a legislação portuguesa, que proíbe estas práticas, sobre os direitos das vítimas e sobre a possibilidade de apresentação de queixa, caso seja necessário. 

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial remonta a 2001 e à Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Conexa, realizada em Durban e na qual foi adotada a Declaração de Durban, que traçava um plano de ação global no contexto da firme convicção da ONU “da necessidade de adotar medidas mais eficazes e sustentadas a nível nacional e internacional para a eliminação de todas as formas de racismo e discriminação racial”. 

A 19 de dezembro de 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma nova resolução que urge todos os estados a adotarem medidas concretas para a total eliminação de todas as formas de discriminação racial. 

A APAV, através da Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação (UAVMD), presta serviços de apoio jurídico, psicológico e social especializado a pessoas vítimas de qualquer forma de discriminação e crime de ódio. 

Linha de Apoio à Vítima | 116 006 
UAVMD | 21 358 79 00 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

IV Jornadas de Braga contra a Violência | 18 maio

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove a IV edição das Jornadas de Braga contra a Violência, que irão decorrer no dia 18 de maio, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Nesta edição, contamos com um diversificado painel de prestigiados/as oradores/as e moderadores/as, com vista a propiciar um palco de debate e reflexão nas diversas temáticas relacionadas com o trabalho em rede e os desafios de um/a Técnico/a de Apoio à Vítima.

Este evento iniciará com a reflexão da importância do trabalho em rede, promovendo o conhecimento dos diversos atores, acreditando que mais que uma promessa, este trabalho deve desencadear uma verdadeira resposta, que de forma musculada e articulada resolva as necessidades das vítimas de crime, suas famílias e amigos/as.

Procuraremos ainda melhor compreender qual o papel do sistema de justiça na informação e proteção das vítimas de crime, promovendo a necessária reflexão sobre os principais desafios experienciados pelos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima na sua atuação diária junto das vítimas de crime, seus familiares e amigos/as, melhor compreendendo os atuais desafios destas estruturas.

Terminaremos, com um workshop envolto de um tópico por demais invocado por quem diariamente contacta e trabalha numa estrutura de apoio à vítima ou em estreita colaboração com esta: os riscos de um/a Técnico/a de Apoio à Vítima.

A participação no evento é gratuita mas carece de inscrição obrigatória.

Conheça melhor a APAV

Publicado .

A APAV apoia vítimas de crime, assim como os seus familiares e amigos, desde 1990. Ao longo destes anos, a APAV expandiu a sua rede por todo o país e, além do apoio especializado, gratuito e confidencial que presta, dedicou-se também às áreas da formação, prevenção e sensibilização.

Com este vídeo pretendemos representar as diversas vertentes em que a APAV está envolvida, promovendo assim a defesa dos direitos das vítimas de crime e contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima — sendo esta a grande missão da APAV.

Este vídeo de apresentação da APAV foi desenvolvido pela Arrepio Produções e surge no âmbito do Projeto Capacitar APAV, que é co-financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, suportado pelos países financiadores do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Em Portugal, este programa é gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

Nova Campanha de Sensibilização: Burlas Românticas Online

Publicado .

Post APAV 1x1 1 Post APAV 1x1 2 Post APAV 1x1 3 Post APAV 1x1 4

Assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime, em conjunto com as celebrações do Mês da Internet Mais Segura, a APAV apresenta uma campanha de sensibilização acerca de burlas românticas online. Esta campanha foi desenvolvida mecenaticamente pela Agência McCann. 

Esta campanha de sensibilização pretende aumentar a consciencialização acerca de uma das mais recentes formas de cibercriminalidade, que ocorre quando alguém se faz passar por outra pessoa online, criando uma ligação emocional e afetiva, recorrendo a essa relação pessoal para enganar a outra pessoa e obter dinheiro, informações pessoais ou outros benefícios do(a) parceiro(a) romântico(a) virtual.

Este tipo de fraude pode ocorrer em diferentes plataformas online, incluindo sites de encontros, redes sociais, aplicações de troca de mensagens e ainda jogos online, e são especialmente perigosas porque muitas vezes as vítimas se sentem emocionalmente envolvidas com a outra pessoa e acabam por mais facilmente partilhar informações pessoais e financeiras.

As campanhas de sensibilização podem ajudar a prevenir novas situações de vitimação ao capacitar o público para identificar as técnicas usadas nestas situações, bem como para relembrar a importância de tomar precauções de segurança online. Além disso, essas campanhas podem incentivar as vítimas a denunciar estes crimes às autoridades competentes e procurar ajuda para lidar com as consequências emocionais e financeiras da fraude.

Estas burlas românticas, também conhecidas como romance scams, são o tipo de criminalidade mais registada pela Linha Internet Segura — 100 contactos por parte de vítimas deste tipo de criminalidade, ao longo do ano de 2022. Este tipo de crime impacta a vítima não apenas financeiramente, mas também fortemente do ponto de vista emocional, pois muitas destas vítimas criam fortes laços românticos com estes cibercrimonosos/as, acabando por se sentirem traídas, deprimidas, e envergonhadas por terem sido enganadas.

Como funcionam as Burlas Românticas?

O primeiro contacto ocorre regra geral através de sites ou aplicações de encontros. No entanto, os burlões recorrem cada vez mais às redes sociais para fazer o primeiro contacto com a vítima, preferencialmente perfis de vítimas que estão públicos e que contêm muita informação pessoal.

Depois de enviarem o pedido de amizade, através de um perfil falso, e este ser aceite pela vítima, a pessoa, através do seu perfil falso, contacta a vítima por mensagem privada e tenta estabelecer uma relação de confiança com a mesma. Depois de estabelecida esta relação, é criada uma narrativa fictícia como forma de pedir dinheiro à vítima — seguindo-se o desaparecimento do perfil e, consequentemente, do/a suposto/a parceiro/ virtual.

Como conseguimos identificar uma Burla Romântica?

Embora as formas de operar destes/as cibercriminosos/as possa variar, existem certos elementos que são transversais neste tipo de esquemas:

  • A pessoa diz sempre que se encontra fisicamente distante, e existem sempre muitas dificuldades em encontrar-se presencialmente com a vítima;
  • O perfil desta pessoa parece sempre demasiado bom para ser verdade, para além de conter pouca informação sobre a pessoa em causa — e, quando tem, os interesses e hobbies são muito parecidos (se não idênticos) com os da vítima;
  • A relação tende a acontecer de uma forma muito apressada, e existe uma urgência por parte da outra pessoa para que as comunicações passem para plataformas de mensagem instantânea como Whatsapp;
  • As promessas de ir visitar a vítima são sempre quebradas. Até pode pedir à vítima que pague bilhetes de avião e alojamento, mas depois nunca aparece;
  • Solicita dinheiro à vítima sem nunca se terem conhecido presencialmente;
  • As transferências monetárias são sempre feitas por métodos específicos — transferências bancárias, cartões presente, ou é solicitado à vítima para criar contas bancárias para ela própria receber dinheiro, e depois transferir para outras contas — nestes casos a própria vítima poderá estar a facilitar esquemas de branqueamento de capitais, com o seu desconhecimento.

7 Dicas da Linha Internet Segura para evitar ser vítima de Burlas Românticas Online:

  1. Tenha atenção aos identificadores acima mencionados de que poderá estar a ser vítima de uma burla romântica;
  2. Avalie a sua presença online, reveja as definições de privacidade das suas redes sociais, e não partilhe demasiada informação da sua vida pessoal — lembre-se de que quanto mais informação sua estiver disponível online livremente, mais fácil é criar uma narrativa para ganhar a sua atenção e a sua confiança;
  3. Leve as suas relações online com calma, suspeite de pedidos de casamento ou mesmo demonstrações de amor, em fases muito precoces do seu contacto com alguém online. Sobretudo evite partilhar fotos ou vídeos íntimos, pois estes são muitas vezes utilizados como forma de extorsão quando a vítima nega o pagamento; 
  4. Faça a sua própria investigação, tente avaliar o perfil da pessoa que o/a está a contactar e tente responder a estas perguntas: a pessoa tem muita informação no seu perfil?, tem muitos seguidores/as?, se pesquisar o nome do perfil no motor de busca da aplicação vão aparecer outros perfis com o mesmo nome ou com ligeiras variações do nome, mas as fotos de perfil são as mesmas?, se fizer uma pesquisa da foto de perfil da pessoa que me contacta, aquela foto vai aparecer associada ao nome de outras pessoas?
  5. Se lhe forem feitos pedidos de ajuda monetária, encaminhe a pessoa para outros serviços que possam ajudar; se a pessoa estiver no estrangeiro, os consulados ou embaixadas saberão ajudar melhor a pessoa, principalmente se é alguém que acabou de conhecer;
  6. Pare de comunicar com a pessoa e denuncie junto da aplicação — ao fazê-lo estará a garantir que pelo menos aquele perfil não o/a voltará a contactar como a evitar que outras pessoas venham a interagir com o/a burlão.
  7. Caso tenha dúvidas relativamente à legitimidade da pessoa com quem está a falar online, peça ajuda a alguém da sua confiança ou entre em contacto com a Linha Internet Segura.

A Linha Internet Segura poderá ajudá-lo/a a perceber se se trata de uma burla e a proteger-se quando fala com alguém online que ainda não conhece presencialmente. A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 8h e as 22h) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O apoio é confidencial e gratuito. 

APAV participa no último evento formativo do projeto Protect

Publicado .

protect bcn23 987tguy 01 protect bcn23 987tguy 02 protect bcn23 987tguy 03 protect bcn23 987tguy 04

Encontra-se a decorrer, entre 14 e 17 de março, o último evento formativo transnacional do projeto Protect, desta vez na Facultat de Geografia i Història, da Universitat de Barcelona. A equipa da APAV que marca presença é composta por Ana Castro Sousa, Frederico Marques, Natália Cardoso, Rita Bessa, Rosa Saavedra e Teresa Bettencourt.

Ao longo do último ano e meio, a parceria do projeto Protect investiu no desenvolvimento de conteúdos formativos e de um sistema de aprendizagem interpares que pretende potenciar e melhorar as competências dos/as profissionais dos serviços de apoio à vítima e dos serviços de justiça restaurativa na promoção e proteção dos direitos das vítimas de crime, à luz das disposições e exigências decorrentes da Diretiva das Vítimas. A APAV e os demais parceiros do projeto Protect – Associazione Spondé Organizzazione non lucrativa di Attività Sociale (Itália), European Forum for Restorative Justice (Bélgica), Forum pour une Justice Restauratrice et pour la Mediation (Bélgica), Universitat de Barcelona (Espanha), Victim Support Europe (Bélgica) e Waage Hannover (Alemanha) – tiveram a possibilidade de desenvolver e ativamente partilhar conhecimento, metodologias de formação comuns, fomentar as competências profissionais, debater questões fraturantes e estabelecer caminho para possíveis sinergias entre as duas áreas de atuação.