CARE | Pedir Ajuda

Publicado .

No âmbito do Projeto CARE a APAV apresenta o oitavo de um conjunto de vídeos informativos sobre violência sexual contra crianças e jovens. Estes vídeos destinam-se a capacitar todas as pessoas sobre estes crimes e a informá-las sobre como pedir ajuda.

A Rede CARE — rede de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual — nasce do Projeto CARE, que arrancou em 2016 e conta com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian desde o seu início, contando atualmente também com financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social. Como acontece com outras redes especializadas da APAV, a Rede CARE parte do modelo de apoio da APAV para o desenvolvimento de procedimentos próprios, específicos e adequados a esta tipologia de crime.

Além do apoio direto às vítimas de crime e violência, esta rede de apoio especializado tem desenvolvido um trabalho contínuo de formação e sensibilização, tendo, especificamente nesta última, abrangido quase 18.000 participantes.

A culpa nunca é tua.
Se já aconteceu contigo, não fiques em silêncio.
Linha de Apoio à Vítima | 116 006 (dias úteis, 08h-22h)

Este Natal, ajude a APAV. Compre um livro.

Publicado .

Violência doméstica, cibercrime, assédio, crimes de ódio. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima reuniu em livro 15 contos e 15 ilustrações originais que têm como ponto de partida crimes que frequentemente chegam pela voz das vítimas apoiadas. O livro À Roda de uma Vontade, edição Quetzal, está disponível online e nas livrarias.


Com contos e ilustrações de:
Julieta Monginho | Nádia Neves
Isabel Ventura | Tiago de Albuquerque
Mariana Alvim | Alex Gozblau
Carlos Pinto de Abreu | Xavier Almeida
Manuel António Ferreira Antunes | Mantraste
Edson Athayde | Cinara Saiónára
Raquel Ribeiro | Drika Prates
Luís Filipe Borges | Anabela Canas
Diogo Batáguas | André Letria
Lúcia Lourenço Gonçalves | Júlio Dolbeth
Nuno Amaral Jorge | Ana Beatriz Marques
Ana Paula Figueira | Tiago Dinis
Aline Frazão | Ana Biscaia
Filipa Leal | Clara Não
Inês Amado da Silva | Susa Monteiro


Este Natal, ajude a APAV. Compre um livro.
Parte das receitas deste livro reverte a favor da APAV.

Comprar: À Roda de uma Vontade

Cerimónia de entrega do Prémio APAV para a Investigação 2021

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove, no dia 7 de dezembro, às 15h30, a cerimónia de entrega do Prémio APAV para a Investigação 2021, no espaço Atmosfera M, no Porto.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove em 2021 a sétima edição do Prémio APAV para a Investigação, com o apoio da Fundação Montepio.

O Prémio APAV para a Investigação destina-se a premiar trabalhos de investigação científica sobre temas ou problemas relacionados com a missão da APAV.

Confirme a sua presença através do e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

APAV vence Galardão "A Nossa Terra"

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vitima foi premiada, no dia 25 de Novembro, na XXIV edição dos Galardões "A Nossa Terra", na categoria Instituição de Solidariedade Social. Organizada pela Direnor, a Gala decorreu no Altice Forum Braga e teve como intuito reconhecer de forma pública cidadãos e entidades que se destacaram com ações de relevo em prol da comunidade de Braga.

Neste sentido a APAV, juntamente com a Cáritas Arquidiocesana de Braga, a Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos (CERCI) de Braga e a Irmandade de Santa Cruz foram as IPSS nomeadas finalistas, na categoria Instituição de Solidariedade Social; tendo a APAV sido a Instituição Particular de Solidariedade Social galardoada, enaltecendo, desta forma, o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio à Vítima de Braga junto da comunidade bracarense.

25 Novembro | Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres | Campanha "No Means No"

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima assinala hoje, 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, promovendo a campanha de sensibilização “No means no” — conceito criativo de Constança Caixinha.

Esta campanha tem como ponto de partida frases comuns no discurso popular, como a conhecida “entre o marido e a mulher não se mete a colher”, e pretende desconstruir estas ideias, reforçando a importância de estarmos atentos e conscientes de que cabe a cada um de nós fazer a diferença.

postsinstagram nomeansno 01 postsinstagram nomeansno 03 postsinstagram nomeansno 04 postsinstagram nomeansno 05 postsinstagram nomeansno 06 postsinstagram nomeansno 07 postsinstagram nomeansno 08 postsinstagram nomeansno 09 postsinstagram nomeansno 10

(Clique nas imagens para aumentar.)