• banner CARE 404x132 v2

APAV apresenta campanha de sensibilização em Cabo Verde

Publicado .

A APAV apresenta uma campanha de sensibilização sobre violência baseada no género em Cabo Verde. A campanha foi desenvolvida criativamente pela agência Lima-Limão, no âmbito do Projeto "Capacitar e Sensibilizar para a Violência Baseada no Género", que conta com o apoio da Embaixada da Austrália e da Direção-Geral da Saúde. A campanha será implementada com o apoio da Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género. A apresentação contou com a presença do Ministro da Saúde português, a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde e a representante da Direção Geral de Saúde portuguesa.

No âmbito do projeto decorreu também, nos 16 e 17 de janeiro, na Cidade da Praia, uma ação de formação promovida pela APAV que contou com a participação de diversos representantes de instituições cabo-verdianas, bem como duas ações de sensibilização dirigidas a rapazes e raparigas sobre esta problemática. Este trabalho foi desenvolvido por Daniel Cotrim, assessor técnico da Direção, e Joana Menezes, gestora da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação.

À margem deste programa, realizaram-se também algumas reuniões de trabalho, com diferentes entidades como a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania.

caboverde 2018 bjakujnyh caboverde 2018 denksnle

Barómetro APAV/Intercampus: Criminalidade e Insegurança

Publicado .

A APAV apresenta as conclusões do novo Barómetro APAV/Intercampus sobre o tema da “Criminalidade e Insegurança”. O inquérito sobre “Criminalidade e Insegurança” foi desenvolvido no âmbito da parceria mecenática entre a APAV e a Intercampus, resultando da aplicação de um questionário junto da população portuguesa, com 15 e mais anos de idade.

Em 2012 foi realizado um questionário sobre o mesmo tema, pelo que agora se apresenta uma comparação aos resultados então obtidos. Especificamente, este inquérito contempla os seguintes temas: sentimento de segurança face à zona residencial; sentimento de segurança em termos pessoais; sentimento de segurança face aos bens pessoais; experiência pessoal nos últimos 12 meses.

Barómetro APAV/Intercampus: Criminalidade e Insegurança

APAV Notícias #82 | Janeiro 2018

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das actividades mais recentes da Associação. A edição #82, janeiro de 2018, reúne informação sobre: a nova edição do Barómetro APAV/Intercampus sobre Criminalidade e Insegurança; a Visita da Secretária de Estado de Cidadania e Igualdade às instalações de Sede da APAV, Gabinete de Apoio à Vítima de Lisboa e Linha de Apoio à Vítima; o lançamento da nova campanha sobre violência baseada no género em Cabo Verde; e a venda solidária promovida pela SP Televisão. O boletim inclui ainda vários destaques. Consulte aqui a newsletter:

APAV Notícias #82 | Janeiro 2018

Procuramos Colaborador/a na área da Comunicação (Lisboa)

Publicado .

Phishing: Lidl e Continente

Publicado .

Nos passados dias 10 e 11 de Janeiro foram enviadas diversas mensagens, de forma aleatória, para aplicações e redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram. Essas mensagens publicitavam um alegado passatempo, na comemoração do 16.º aniversário do Lidl e 33.º aniversário da marca Continente. 

Para aceder aos prémios e descontos era necessária a inscrição prévia num site fraudulento, em que o consumidor deveria fornecer os seus dados pessoais, e partilhar/reencaminhar as mensagens fraudulentas para a sua rede de contactos.

Após a tomada de conhecimento da situação criminosa, ambas as marcas envolvidos na situação emitiram comunicados no sentido se estarem a desenvolver esforços para localizar a fonte da disseminação das mensagens, pedindo aos consumidores para não acederem ao site mencionado nas mensagens. Lidl e Continente anunciaram também que os seus passatempos são realizados nas páginas oficiais das marcas e incentivaram os consumidores a denunciarem a situação.

Caso tenha sido vítima de crime, poderá contactar a APAV através da Linha de Apoio à Vítima 116 006 (chamada gratuita) ou diretamente num dos Gabinetes de Apoio à Vítima da APAV.

Poderá encontrar mais informação sobre cibercrime no site:
apav.pt/cibercrime