
APAV marca presença na Conferência VSE 2023 em Berlim
A conferência anual do Victim Support Europe realiza-se em Berlim, nos dias 7 a 9 de junho, dedicada ao tema “Protecting Fundamental Freedoms - a Victim's Perspective” com co-organização do Weisser Ring Germany e do VSE. Esta conferência reúne mais de 300 participantes oriundos das mais diversas proveniências geográficas e é o evento principal do ano da comunidade global de apoio à vítima: em que se tenta conjuntamente encontrar os caminhos e as soluções para os desafios atuais para as vítimas de crime e os seus direitos. Este ano estará em foco a ligação entre direitos fundamentais e as políticas públicas sobre vítimas de crime.
A APAV participa este ano em 2 workshops:
- Estratégias de intervenção integrada e especializada – exemplos de violência de género e violência sexual contra crianças e jovens, a cargo de Mafalda Valério e Carla Ferreira;
- Promover o respeito pelos direitos das vítimas através da implementação de práticas restaurativas (Projecto PROTECT), a cargo de Frederico Marques.
Para mais informação sobre a conferência anual do Victim Support Europe, clique aqui.
Procuramos | Jurista
Mês do Orgulho LGBTI+
Assinalamos o Mês do Orgulho LGBTI+ relembrando que é essencial acabar, minimizar e sensibilizar para o impacto de atitudes e comportamentos discriminatórios motivados por características identitárias.
São necessárias respostas para todas as pessoas que precisam de apoio por terem sido vítimas de algum tipo de crime ou violência. Na APAV prestamos serviços especializados, gratuitos e confidenciais a pessoas LGBTI+ que tenham sido vítimas de qualquer forma de crime ou violência, motivados ou não pela identidade de género, características sexuais e/ou orientação sexual.
Com orgulho, sem preconceito.
Linha de Apoio à Vítima | 116 006 (chamada gratuita e confidencial)
UAVMD | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 21 358 79 14
Estatísticas APAV 2022 | Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência
Neste Dia Mundial da Criança, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta as Estatísticas APAV 2022 | Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência.
Em 2022, a APAV prestou apoio a 2.595 crianças e jovens vítimas de crime e violência, um aumento de 32% face ao ano anterior. Destas 2.595 crianças e jovens, 60% eram do sexo feminino e a média de idades é de 10 anos. Em 31,6% dos casos, a vítima era filho ou filha da pessoa agressora.
63% das situações aqui retratadas referem-se a casos de violência doméstica. O espaço de segurança e conforto que deveria ser a casa das vítimas é, não raras vezes, transformado num cenário de violência a que crianças e jovens são sujeitos, direta ou indiretamente. A residência comum à vítima e pessoa agressora é o local do crime e/ou violência em 46,7% das situações reportadas.
Em quase 60% dos casos de crime e violência contra crianças e jovens que chegaram ao conhecimento da APAV em 2022, foi efetuada queixa/denúncia às autoridades competentes. A maior parte destas queixas/denúncias foi realizada na Guarda Nacional Republicana (GNR), seguindo-se a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ).
A APAV está disponível para apoiar todas as vítimas de crime e violência através da Rede Nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima e ainda por chamada gratuita e confidencial, através das Linhas de Apoio à Vítima 116 006 ou Internet Segura 800 21 90 90 (dias úteis, 8h-22h).
Manual para a Proteção de Crianças e Jovens no Desporto
Partilhamos hoje, Dia Mundial da Criança, o Manual para a Proteção de Crianças e Jovens no Desporto, de autoria da APAV e editado pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Trata-se de um instrumento de apoio para todas as pessoas que desempenhem um papel ativo na proteção de crianças e jovens em contexto desportivo, não só para a compreensão da miríade de fenómenos que encerra a violência contra crianças e jovens, como também quais os fatores de risco e de proteção que se operam, quais as consequências que acarretam e quais os recursos de apoio existentes.
Foi desenvolvido no âmbito dos trabalhos de implementação do «Roteiro para uma proteção eficaz das crianças nas políticas em matéria de desporto», e apresentado em fevereiro de 2022, em Lisboa. Prevê medidas concretas, a adotar pela administração pública e organizações desportivas, para proteger as crianças, prevenir e dar resposta a episódios de todas as formas de violência contra crianças no desporto.
Este manual encontra-se a partir de hoje disponível no seu formato digital, gratuitamente, no Centro de Conhecimento do Portal IPDJ.