banner irs2020 top

Comissário do Conselho da Europa para os direitos humanos alerta para a violência sobre as pessoas idosas

Publicado .

O comissário do Conselho da Europa para os Direitos Humanos alertou para o impacto da crise e das medidas de austeridade sobre os direitos humanos em Portugal.

Os alertas do comissário Nils Muiznieks surgem num relatório que resulta de uma visita a Portugal, que decorreu entre 7 e 9 de Maio. Além de referir várias outras situações, Muiznieks destaca também a violência sobre as pessoas idosas:

"O risco de violência doméstica afecta também os idosos, alerta o responsável, que diz ter tido conhecimento de que muitos casos de violação dos direitos humanos, incluindo violência, “resultam de famílias que estão a retirar os idosos das instituições e a levá-los para casa para poderem beneficiar das suas pensões.

“Interlocutores do comissário que trabalham com idosos relataram um aumento dos casos de extorsão, maus-tratos e, por vezes, negligência depois de idosos com problemas de saúde serem retirados das instituições”, especifica o texto, que cita números da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima que atestam um aumento de 158% no número de casos de violência contra idosos entre 2000 e 2011."

Fonte: Público

 
Relatório