• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Conferência “Ódio Nunca Mais: apoio a vítimas de crimes de ódio” | 26 Setembro

Publicado .

A APAV promove no dia 26 de Setembro a Conferência “Ódio Nunca Mais: apoio a vítimas de crimes de ódio”. O evento terá lugar Auditório do Campus da Justiça, em Lisboa.

O crime e a violência motivada pelo ódio constituem graves atentados aos mais basilares direitos humanos fundamentais que afetam não só as suas vítimas, mas também as comunidades a que estas pertencem e a sociedade em geral.

Os crimes de ódio são um dos tipos de crime menos reportados às autoridades policiais e judicias, devido a barreiras estruturais, práticas e sociais que impedem as vítimas de dar este passo. Os próprios órgãos de polícia criminal e autoridades judiciais deparam-se com dificuldades na identificação do motivo baseado no ódio e na discriminação que subjaz à prática do crime, o que pode prejudicar a correta determinação do crime de ódio como tal e, consequentemente, o processo de apoio e recuperação das suas vítimas. Finalmente, persiste um reduzido conhecimento e sensibilização das sociedades e comunidades vulneráveis acerca do fenómeno dos crimes de ódio e violência discriminatória.

O projeto Ódio Nunca Mais tem como objetivo abordar estes problemas através da criação de ferramentas de sensibilização e treino multidisciplinar de profissionais, de forma a melhorar a resposta do sistema de justiça crimal às necessidades atuais das vítimas.

Na Conferência final do projeto, o painel de oradores convidados abordará as questões mais prementes relacionadas com os direitos e necessidades das vítimas de crime de ódio. Os participantes terão, ainda, a possibilidade de tomar parte em diferentes workshops focados na interação com grupos vulneráveis a crimes de ódio, assim como na sua investigação criminal.

Inscrições encerradas.

Informações e programa:
apav.pt/hatenomore