• banner CARE 404x132 v2

Dia Europeu da Vítima de Crime | Barómetro APAV/Intercampus sobre Discriminação e Crimes de Ódio

Publicado .

No dia 22 de Fevereiro, Dia Europeu da Vítima de Crime, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promoveu um Seminário/Debate sobre Crimes de Ódio, nos Serviços de Sede da APAV em Lisboa. No seminário/debate foram apresentados os resultados do Barómetro APAV/Intercampus, sobre Discriminação e Crimes de Ódio.

Esta edição do Barómetro APAV/Intercampus teve por objetivo aferir a perceção da população sobre Discriminação e Crimes de Ódio / Violência Discriminatória. O inquérito contemplou os temas: conhecimento dos conceitos de Discriminação e Crimes de Ódio / Violência Discriminatória; conhecimento e / ou experiência pessoal; tipo de práticas ocorridas e motivações; participação às entidades competentes; e apoio recebido.

No Barómetro APAV/Intercampus destacam-se as seguintes conclusões:
• 35% já foi vítima e/ou conhece alguém que já foi vítima de Discriminação e / ou Crime de Ódio / Violência Discriminatória;
• 7% declara “Eu já fui vítima de Discriminação e / ou Crime de Ódio / Violência Discriminatória”;
• em mais de 50% dos casos ocorridos não foi feita participação às autoridades competentes.

Este estudo resulta da parceria mecenática entre a APAV e a Intercampus e partiu de 810 entrevistas, realizadas entre os dias 10 e 24 de janeiro de 2019.

 


Barómetro APAV/Intercampus: Discriminação e Crimes de Ódio