• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

17 Maio | Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia

Publicado .

Assinala-se hoje, 17 de maio, o Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, data em que a homossexualidade foi retirada da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”, em 1990.

Desde essa data a legitimação e expansão da luta pelos direitos humanos, em especial àquelas ligadas à pauta da diversidade sexual, tem feito crescer a noção de orientações e características sexuais que, por não conformadas com as expectativas da sociedade, são alvo de sentimentos e atitudes negativas.

A homofobia, a bifobia, a transfobia e todas as outras formas de intolerância relativas a orientações e características sexuais devem ser prevenidas e combatidas em todas as sociedades. Em Portugal expressões ofensivas ou atos de violência em função de orientação sexual ou identidade de género são crimes. Atos discriminatórios, ainda que não violentos, são ilegais.

A APAV, através da rede nacional de 55 serviços de proximidade, da rede UAVMD - Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação - e da sua Linha de Apoio à Vítima – 116 006 (chamada gratuita, 9h-21h, dias úteis), apoia também vítimas de crimes e de discriminação motivados pela sua orientação sexual e/ou identidade de género.

O impacto de atitudes discriminatórias e da violência motivados por características identitárias são preocupantes e altamente danosos para as vítimas e para a comunidade onde estas se inserem. A APAV reforça a importância de sensibilizar e educar para a tolerância e pelo respeito à diversidade.