• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Universidade Católica Editora publica "O Papel da Vítima no Processo Penal Português" - Prémio APAV para a Investigação 2018

Publicado .

A Universidade Católica Editora acaba de publicar o livro "O Papel da Vítima no Processo Penal Português", da autoria de Filipa Pereira.

O livro resulta de uma investigação, vertida numa tese de mestrado, realizada na Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e pretendeu entender o papel da vítima de crime no processo penal português, atendendo às recentes alterações legislativas. O trabalho focou-se na análise do estatuto de vítima especialmente vulnerável e de crimes em que mulheres e crianças ocupam o lugar cimeiro como vítimas.

Este trabalho foi o vencedor do Prémio APAV para a Investigação 2018, prémio instituído pela APAV com o apoio da Fundação Montepio.

No âmbito da edição deste livro será promovido um debate no dia 8 de junho, às 18h00, na Feira do Livro de Lisboa (Praça Laranja, Pavilhão A53-A55). O debate terá como tema "O Papel da Vítima no Direito Penal" e irá contar com a participação de João Lázaro (Presidente da APAV), Germano Marques da Silva (Professor catedrático da Faculdade de Direito da UCP), Dulce Rocha (Presidente do Instituto de Apoio à Criança) e da autora, Filipa Pereira (Mestre em Direito Forense pela Faculdade de Direito da UCP).