• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

APAV promove Exposição de Armas do Século XXI para apresentar Linha Internet Segura

Publicado .

A APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é a entidade responsável pela Exposição de Armas do Século XXI, que está a decorrer nas Carpintarias de São Lázaro desde sábado passado, 21 de setembro.

A exposição, desenvolvida pela APAV no âmbito da campanha Não é Preciso ver para Crer,  pretende sensibilizar para as temáticas associadas ao cibercrime, assim como promover a Linha Internet Segura, cujo principal objetivo é apoiar e informar as vítimas de crimes relacionados com o mundo online.

A exposição apresenta «armas do século XXI»  – que se revelam telemóveis, tablets, computadores, webcams. De forma diferente de armas de outras épocas, estes são os objetos do nosso uso quotidiano que hoje escondem um perigo iminente: as várias formas de cibercrime.

Ricardo Estrela, porta-voz da APAV, explica que «com a Exposição de Armas do Século XXI, a APAV pretende sensibilizar o público em geral e mostrar que, na verdade, estamos ‘armados’ em todos os momentos. Os instrumentos e equipamentos tecnológicos têm um potencial enorme, tanto para o bom como para o mau uso, e os casos de cibercrime são um problema social bastante real, com consequências devastadoras para as vítimas. Com a contemporaneidade do digital, é necessário, cada vez mais, sensibilizar as pessoas para a prevenção e para lidar com o impacto destes crimes, muitas vezes relacionados com comportamentos racistas, xenófobos, entre outros que temos vindo a tentar combater ao longo das últimas décadas.»

Neste âmbito, a Exposição de Armas do Século XXI mostra ao público uma contextualização do cibercrime, no que se inclui extorsão de dados, cyberbullying, pornografia infantil, entre outros crimes que têm lugar no mundo digital. Além dos próprios equipamentos e dados acerca de cibercrimes, a exposição organizada pela APAV apresenta ainda, em formato de vídeo, alguns exemplos reais de indivíduos que sofreram crimes digitais.

A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 219 090 e do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Carpintarias de São Lázaro – Centro Cultural
Rua de São Lázaro 71, Lisboa