• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

COVID-19 | Conselhos para familiares e amigos/as de pessoas idosas

Publicado .

Logos COVID APAV 2 56eyrtdhg

Por serem um dos grupos de risco da COVID-19, as pessoas idosas em Portugal e noutros países encontram-se sob a medida de isolamento obrigatório, o que significa que apenas podem sair de casa em casos muito excecionais.

O isolamento serve para proteger as pessoas idosas e os outros do Coronavírus, mas pode aumentar o risco de violência e ter consequências psicológicas graves.

Se é familiar ou amigo de uma ou mais pessoas idosas, é normal que esteja preocupado com ela(s). Existem várias formas de garantir que as pessoas idosas estão em segurança sem pôr a sua saúde em risco.

Mantenha o contacto diário com o seu familiar ou amigo/a idoso/a através de chamadas telefónicas regulares. Estar em contacto com as pessoas idosas é essencial para monitorizar o seu bem-estar, para sinalizar quaisquer necessidades que possam ter (falta de medicamentos, bens alimentares ou outras), para os sensibilizar sobre os cuidados que devem ter e para informá-los acerca dos rápidos desenvolvimentos da pandemia e das medidas de emergência adotadas pelo Governo. Vivemos um período de incerteza e medo. É, por isso, especialmente importante dar informação às pessoas idosas com calma e paciência. Devemos, primeiramente, reconhecer as emoções que nós próprios sentimos e regular a forma como comunicamos.

Manter o contacto com as pessoas idosas é também muito importante para dar e receber companhia. Todos nos encontramos a experienciar, de uma forma ou outra, isolamento social, e todos precisamos de conversar com quem mais gostamos, sentir-nos acarinhados e tranquilizados.

Garanta que o seu familiar ou amigo tem tudo o que necessita, incluindo medicamentos, e saiba o nome e contacto do seu médico de família. Caso a pessoa idosa não o possa fazer por si própria, é importante manter o contacto com os profissionais de saúde que normalmente o acompanham.

Informe-se sobre a rede de apoio comunitária. Conheça os apoios disponíveis na área de residência do seu familiar ou amigo/a, por exemplo na Junta de Freguesia ou outras entidades locais. Se mora longe e não pode dar este apoio, incentive o seu familiar ou amigo/a a solicitar os apoios necessários à obtenção de bens alimentares, medicamentos ou no passeio do seu animal de estimação. Se o seu familiar ou amigo/a apresentam alguma condição que os impede de solicitar este apoio por si próprio, com a sua autorização, solicite-os você mesmo.

Encoraje o seu familiar e amigo/a a manter-se ativo (a fazer exercício físico e outras atividades que ajudem a passar o tempo) mas lembre-se que ninguém gosta de ser obrigado a fazer algo de que não gosta. Seja compreensivo e sugira algumas distrações mas deixe que seja a própria pessoa a escolher como passa o seu tempo.

Se a pessoa idosa tem outros familiares ou amigos/as, faça com estes um plano de emergência para o caso de ficar doente e deixar de poder prestar apoio.

Se é familiar ou amigo/a de uma pessoa com demência, consulte a página da Alzheimer Portugal.

Se tem vizinhos idosos, respeitando sempre a distância de segurança, ofereça ajuda. Informe os seus vizinhos de que se encontra disponível para ajudar e explique de que formas.

As pessoas idosas estão em isolamento obrigatório pelo bem da sua saúde e da saúde de todos nós. Vamos mostrar-lhes que não estão sozinhas.

Se acha que o seu familiar, amigo/a ou vizinho/a é vítima de violência, peça ajuda à APAV através da Linha de Apoio à Vítima | 116 006 (chamada gratuita, dias úteis, das 9h às 21h).