• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Conferência "ROAR: Desafios no apoio às vítimas de cibercrime"

Publicado .

APAV ROAR CONF2020 5 APAV ROAR CONF2020 7 APAV ROAR CONF2020 8 APAV ROAR CONF2020 6

A Conferência "ROAR: Desafios no apoio às vítimas de cibercrime" apresentou-se como o evento final do Projeto "ROAR: Empoderamento das vítimas de cibercrime" que reuniu os parceiros que têm trabalhado em conjunto o fenómeno da cibercriminalidade.

Criámos, ao longo do dia, um espaço para a partilha de conhecimentos e troca de boas práticas, avançando recomendações sobre como melhor atuar na prevenção da cibercriminalidade e no apoio prestado às vítimas destes crimes.

A Conferência decorreu no dia 3 de novembro nas instalações da Altice Portugal e teve transmissão online, reunindo organizações da sociedade civil, academia, indústria, média, forças de segurança, autoridades judiciárias e decisores políticos de toda a Europa.

Ao longo da manhã, especialistas apresentaram perspetivas nacionais, europeias e mundiais relacionadas com a cibercriminalidade. Contámos com comunicações sobre "A Importância do Novo Pacote Europeu sobre Prova Digital" , "Desafios na prevenção e Investigação do abuso sexual de crianças online", "A Internet das Coisas (IoT) – Estamos mais vulneráveis a ciberataques?" e "Fatores de Risco Associados à Cibervitimação".

Durante a tarde, foram dinamizados três workshops e três comunicações focados no impacto da Covid-19 na cibersegurança, as ameaças e tendências emergentes do cibercrime, burlas online, abuso sexual de crianças online e cyberstalking.

Saiba mais sobre a conferência e o projeto "ROAR: Empoderamento das vítimas de cibercrime" em https://bit.ly/35XkuRX

 

Esta conferência foi financiada pelo Fundo de Segurança Interna — Polícia da União Europeia.
O conteúdo desta conferência representa a opinião do autor apenas e é da sua exclusiva responsabilidade. A Comissão Europeia não assume qualquer responsabilidade pela utilização que possa ser feita a partir das informações contidas neste relatório.