• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

18 Novembro | Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual

Publicado .

CARE 18NOV

A 18 de novembro assinala-se o Dia Europeu da Proteção de Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual. Este dia foi instituído em 2015 pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa, visando aumentar a consciência pública para a necessidade de prevenir e proteger as vítimas destes crimes, bem como facilitar a discussão aberta sobre a proteção de crianças e ajudar a prevenir e eliminar a estigmatização das vítimas.

A exploração e o abuso sexual de crianças são ainda uma realidade nas nossas sociedades, constituindo uma violação séria dos direitos das crianças e jovens, e têm consequências físicas e psicológicas na vida das vítimas.

A APAV está disponível para apoiar as crianças e jovens vítimas de violência sexual, suas famílias e amigos/as, através da sua rede especializada de apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual, a Rede CARE. 

A Rede CARE trabalha para que as vitimas possam superar o impacto do crime, fornecendo ajuda psicológica, auxiliando e promovendo o exercício de direitos enquanto vítimas de crime e apoiando na resolução de outras questões sociais e práticas que possam surgir.

É importante que todos ajudemos a cessar estas situações. Se suspeita de uma situação de exploração ou abuso, não hesite, peça ajuda. O abuso sexual de crianças e jovens não tem de ser um segredo.

Fale com a APAV através do 116 006 (número gratuito).

Consulte mais informações em apav.pt/care.