• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

22 Fevereiro | Dia Europeu da Vítima de Crime | Em foco: Crianças e jovens vítimas de crime e/ou violência

Publicado .

A APAV assinala o Dia Europeu da Vítima de Crime destacando a importância do apoio a crianças e jovens vítimas de crime e/ou violência. Amanhã, dia 23 de fevereiro, pelas 10h, no Youtube da APAV, apresentamos o Programa de Prevenção Hora de SER – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos e destacamos o Projeto SER Plus. A APAV junta-se ainda ao Victim Support Europe no lançamento das campanhas "Podes não acreditar, mas existe" e "Tu consegues superar".

Assinala-se hoje, 22 de fevereiro, o Dia Europeu da Vítima de Crime. Esta efeméride foi instituída pelo Victim Support Europe (VSE), organização que reúne 61 instituições de apoio à vítima oriundas de 31 países europeus, para recordar os direitos de quem é vítima de crime. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima foi um dos membros fundadores do VSE e atualmente a presidência é ocupada por João Lázaro, também Presidente da APAV.

De entre os objetivos que integram a missão da APAV, destaca-se o investimento na proteção e no reconhecimento dos direitos, necessidades e interesses específicos das vítimas de crime e, em especial, das vítimas particularmente vulneráveis.

As crianças e jovens representam, pela sua idade, pela maior dificuldade em fazer valer os seus direitos e pela menor capacidade ou autonomia para denunciar e/ou procurar ajuda, um grupo particularmente vulnerável à vitimação. Por isso mesmo, a APAV tem atuado consistentemente, na promoção e proteção dos seus direitos.

 

Em foco: Apoio a crianças e jovens vítimas de crime e/ou de violência

A APAV desenvolve um trabalho em rede com organizações governamentais e da sociedade civil, através da celebração de protocolos formais e da criação de pontes interinstitucionais que visam agilizar, de forma articulada, o apoio e o exercício de direitos de crianças e jovens vítimas de crime e de violência.

De entre os 68 serviços de proximidade, que corporizam atualmente a missão principal da APAV - apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais - as crianças e jovens continuam a merecer particular atenção, independentemente do fenómeno violento de que foram alvo.

Além de poderem beneficiar de apoio não presencialmente, através do Serviço Integrado de Apoio à Distância, as crianças e jovens poderão recorrer a um dos Gabinetes de Apoio à Vítima, Equipas Móveis de Apoio à Vítima ou Polos de Atendimento em Itinerância. Em caso de situação de Violência Doméstica ou de Tráfico de Pessoas, as crianças e jovens poderão ser acolhidos/as, juntamente com as suas mães, numa das duas Casas de Abrigo ou no Centro de Acolhimento e Proteção da APAV.

Destacamos o trabalho realizado pela Rede CARE – Apoio a Crianças e Jovens vítimas de violência sexual, uma resposta única de apoio nacional e especializada para crianças e jovens vítimas de violência sexual e pela Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e de Terrorismo que, na sua atividade, tem apoiado crianças e jovens que experienciam consequências relacionadas com homicídios tentados e/ou consumados de familiares e amigos/as.

Salientamos também o contributo da Linha Internet Segura (800 219 090), um serviço que presta apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial, sobre questões relacionadas com o uso de plataformas e tecnologias online. Atendendo à importância que o contexto online assume na vida de todos/as e dos riscos que lhe estão associados, em particular para as crianças e jovens, a APAV passou a coordenar a Linha Internet Segura, um serviço do Centro Internet Segura que compreende: a) uma vertente de esclarecimento e apoio para utilização segura, responsável e saudável da internet; e b) uma vertente de denúncia de conteúdos ilegais online.

 

Informar, sensibilizar e prevenir

A APAV tem mantido uma presença assídua em contextos de aprendizagem, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário. Em 2019, aproximadamente 30.000 crianças e jovens foram envolvidos em ações de sensibilização e de informação. Os temas mais solicitados por parte das escolas têm sido o bullying, o cybercrime, a violência doméstica, a violência no namoro e a violência sexual.

Tem ainda envidado esforços para o desenvolvimento de recursos tecnológicos específicos para informar crianças e jovens, como é o caso dos websites apavparajovens.pt, e abcjustica.pt, e também de recursos lúdicos.

 

Apresentação do Projeto SER Plus

Com um enfoque mais específico na prevenção da violência através da promoção de relacionamentos positivos, uma chamada de atenção para o Programa de Prevenção Hora de SER – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, dirigido a crianças entre os 6 e os 10 anos. A apresentação deste programa e dos recursos que o integram estará destaque no Evento Comemorativo do Projeto SER Plus, no dia 23 de fevereiro, a partir das 10 horas, no canal YoutubeFacebook da APAV.

O Projeto SER Plus é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Um dos objetivos centrais deste projeto é a capacitação de profissionais para a implementação do Programa de Prevenção Hora de SER garantindo o alargamento nacional da sua implementação e permitindo que mais crianças possam beneficiar de um programa de prevenção com evidências de impacto social positivo. Para mais informações sobre este programa: apav.pt/ser.

 

APAV junta-se ao VSE no lançamento de duas novas campanhas


"Podes não acreditar, mas existe"

O Victim Support Europe lança hoje a campanha "Podes não acreditar, mas existe" e a APAV junta-se ao seu lançamento. Conduzida com 14 parceiros em 13 países diferentes, a campanha pretende informar o público sobre a existência de serviços de apoio à vítima e encorajar as vítimas a entrar em contacto com esses serviços. A campanha apresenta informações personalizadas sobre os serviços de apoio às estimadas mais de 9 milhões de vítimas de crime nos 13 países europeus. Animações, vídeos e outros materiais de informação serão lançados nas redes sociais e offline de 22 de fevereiro até final de 2021 sob a hashtag #istoexiste.

"Tu consegues superar" 

“Tu consegues superar” é um dos principais componentes da campanha a nível europeu do Victim Support Europe, “Podes não acreditar, mas existe”, e é resultado do projeto PREVICT, que surgiu da vontade de desenvolver e fornecer materiais de consciencialização de alta qualidade para as vítimas de crime. “Tu consegues superar” foi realizada com 8 parceiros em 6 países diferentes e apresenta informações personalizadas sobre os serviços de apoio às estimadas mais de 4,5 milhões de vítimas de crimes nos 6 países abrangidos. Vídeos e outros materiais de informação serão lançados nas redes sociais e offline de fevereiro até maio de 2021 sob as hashtags #tuconseguessuperar.