• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Publicado .

No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial relembramos que o racismo, a xenofobia e formas de violência discriminatória motivadas por preconceito e ódio são ainda uma realidade com a qual vivemos e contra a qual continua a ser necessário lutar. 

As pessoas alvo de discriminação pertencem ou são percebidas como pertencendo a determinados grupos ou comunidades que também são historicamente sujeitos a exclusão e marginalização. 

Pessoas negras/afrodescendentes, de etnia cigana, não-brancas, migrantes e refugiadas ou de minorias religiosas e culturais são as principais vítimas de discriminação racial em Portugal. 

As práticas discriminatórias têm um impacto individual e coletivo negativo e afetam o desenvolvimento psicossocial das vítimas, ao comprometerem direitos e liberdades fundamentais.

A APAV presta apoio especializado às vítimas de discriminação racial ou étnica. Estamos disponíveis através do 116 006, da Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação e dos Gabinetes de Apoio à Vítima.