• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

24 Junho | Dia Nacional da Pessoa Cigana

Publicado .

Flag of the Romani people

Em 2021 as pessoas de etnia cigana, a maior minoria étnica da Europa, continuam a ser afectadas por preconceito, intolerância e discriminação em várias esferas da vida em sociedade. No contexto da pandemia que vivemos, em que todas as formas de exclusão social se acentuaram, continua a ser necessário recordar a importância de criar políticas públicas contra o anticiganismo e a necessidade de combater os estereótipos erradamente atribuídos à comunidade cigana.

No âmbito do quadro estratégico da União Europeia para a igualdade, a inclusão e a participação dos ciganos, são abrangidos sete domínios, nos quais se pretende eliminar até 2030 as condições de desigualdade para as pessoas ciganas: inclusão, participação, igualdade, educação, emprego, saúde e habitação. De facto, os dados mais recentes indicados pela Comissão Europeia, continuam a evidenciar uma situação de desigualdade extrema: cerca de 41% das pessoas ciganas que vivem no espaço europeu foram vítimas de discriminação nos últimos 5 anos, 85% das crianças ciganas estão em risco de pobreza e 62% das pessoas ciganas jovens não estão integradas no ensino, mercado de trabalho e formação.

Para além desta realidade, as pessoas ciganas podem ser vítimas de várias formas de crime e violência, sofrendo também o impacto dos comportamentos discriminatórios de que são alvo, por vezes por parte das próprias entidades públicas e privadas a que recorrem para obter apoio. A APAV, através da Rede Nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima e da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação, está disponível para apoiar todas as pessoas vítimas de qualquer forma de crime, violência e discriminação, prestando serviços gratuitos e especializados.

Linha de Apoio à Vítima | 116 006 (chamada gratuita)