• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

APAV apresenta Estatísticas APAV | Vítimas de Homicídio 2020

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta as Estatísticas APAV | Vítimas de Homicídio – Relatório Anual 2020, acompanhadas de uma Infografia, onde podem ser consultados os dados relativos ao trabalho da APAV no apoio a vítimas, familiares e amigos/as decorrentes de situações de homicídio tentado, homicídio consumado e ataques terroristas.

O apoio especializado a este tipo de vítimas surgiu em 2013, através da Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo e, até ao ano transato, apoiou 723 pessoas. Neste ano, para apoiar as novas situações surgidas e as iniciadas em períodos anteriores, foram realizados 1.361 atendimentos.

Em 2020, foram apoiadas 91 pessoas: 33 na sequência de homicídios tentados e 58 na sequência de homicídios consumados. A maioria dos/as utentes era do sexo feminino. Paralelamente, a atividade do Observatório de Crimes de Homicídio revela, em 2020, a existência de 89 crimes de homicídio em Portugal e 18 portugueses/as mortos no estrangeiro.

Dos 89 crimes de homicídio reportados em 2020 nos Órgãos de Comunicação Social em Portugal, 30 ocorreram em contexto de Violência Doméstica, sendo que 19 dizem respeito a relações de intimidade atuais ou passadas: 17 pessoas do sexo feminino e 2 do sexo masculino.

A APAV apresenta hoje também o site apav.pt/vitimasdehomicidio, recentemente renovado, onde poderá ser consultada informação útil sobre os crimes de homicídio e terrorismo e o impacto dos mesmos na vida das vítimas, familiares e amigos/as.

Paralelamente, é hoje relançado e disponibilizado gratuitamente no website um conjunto de duas brochuras destinadas a crianças entre os 5 e 12 anos: o “Manual de Factos – O que esperar quando alguém que conheces foi vítima de homicídio” e “O Meu Diário – Livro de exercícios para crianças em luto após um homicídio”.

Estatísticas APAV | Vítimas de Homicídio – Relatório Anual 2020 (PDF)

Infografia | Vítimas de Homicídio | Estatísticas 2020 (PDF)