• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

30 Julho | Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

Publicado .

APAV Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas Card FB Logo 30 anos Motivo 1 APAV Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas Card FB Logo 30 anos Motivo 3 APAV Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas Card FB Logo 30 anos Motivo 3
(Clique nas imagens para aumentar.)

O Tráfico de pessoas é um crime complexo, que envolve o recrutamento, transporte, transferência, acolhimento ou alojamento de pessoas, geralmente por meio de fraude ou engano ou com recurso a violência, com o objetivo de as colocar numa situação de exploração e assim obter lucro. Todas as pessoas, de todas as idades e origens podem tornar-se vítimas deste crime, que ocorre em todas as regiões do mundo. Os traficantes recorrem frequentemente a agências de emprego e recrutamento fraudulentas e promessas falsas de educação e oportunidades de trabalho para enganar e coagir suas vítimas.

Em Portugal, em 2020, foram sinalizadas 229 presumíveis vítimas, das quais 13 foram confirmadas pelas autoridades. A maioria das situações identificadas correspondem a situações de exploração laboral no sector da agricultura, uma actividade que pelas suas características torna particularmente dificíl a identificação das vítimas, que se encontram em zonas isoladas e que, sendo maioritariamente migrantes, apresentam extrema vulnerabilidade a situações de exploração. O desconhecimento dos seus direitos, as barreiras linguísticas, o isolamento e as condições de fragilidade económica e social contribuem para esta vulnerabilidade.

Neste Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, assinalado a 30 de julho, a APAV sublinha a importância do envolvimento de todas as pessoas na luta contra o tráfico de pessoas. Identificar e denunciar situações de exploração é uma responsabilidade de todos os membros da sociedade. Estar informado/a sobre como identificar uma situações de tráfico e exploração é fundamental para poder contribuir para a denúncia de situações e dar voz a quem não consiga procurar apoio. Aqui encontra informação sobre tráfico para exploração laboral e indicadores que podem ajudar a identificar uma situação de exploração: naoaotrafico.pt.

Aproveitamos para recordar a campanha O primeiro passo é desconfiar, desenvolvida pela agência Mantra para a APAV, que foi seleccionada para integrar a exposição digital Greats Ads for Good e foi distinguida nos Prémios Lusófonos da Criatividade - Prata na categoria responsabilidade social em redes sociais.

A APAV continua a desenvolver trabalho de intervenção com as vítimas deste crime, através da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação e do Centro de Acolhimento e Proteção Sul (unidade de acolhimento para mulheres vítimas de tráfico de seres humanos).

A APAV está ainda disponível para apoiar através da Linha de Apoio à Vítima, um número de apoio, gratuito e confidencial: 116 006 (dias úteis, das 9h às 21h).