• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Fique a conhecer melhor a Rede CARE

Publicado .

A Rede CARE nasce do Projeto CARE — rede de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual, que arrancou em 2016 e conta com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian desde o seu início. Como acontece com outras redes especializadas da APAV, a Rede CARE parte do modelo de apoio da APAV para o desenvolvimento de procedimentos próprios, específicos e adequados a esta tipologia de crime.

A Rede CARE pretende empoderar as comunidades e, para esse efeito, promove ações de sensibilização com crianças e jovens, cuidadores/as e profissionais. Neste sentido, esta rede de apoio especializado tem desenvolvido um trabalho contínuo de formação e sensibilização, tendo, especificamente nesta última, abrangido quase 18.000 participantes.

Consolidada a presença em diferentes localidades do país e ainda assim associada a uma lógica de mobilidade, para que os/as técnicos/as possam deslocar-se até mais próximo das vítimas, a Rede CARE está disponível para prestar apoio gratuito e confidencial a qualquer pessoa. Entre 2016 e 2020 foram apoiados/as 1.599 crianças e jovens, 173 familiares e amigos/as e realizaram-se 21.938 atendimentos. Estes números representam uma média mensal de 27 novos processos e 365 atendimentos.

Neste momento, pode destacar-se que a Rede CARE está a investir na implementação de um Programa de Prevenção destinado a crianças e jovens desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário/profissional. Está em curso também a dinamização de oficinas de trabalho para profissionais que visam dotá-los/as de ferramentas essenciais para a identificação e ação perante situações suspeitas ou revelações de episódios de violência sexual.

Desde Abril de 2021, tem sido lançado mensalmente um novo vídeo informativo sobre o fenómeno da violência sexual ­— que estão também disponíveis no site da Rede CAREaqui.

A culpa nunca é tua. Se já aconteceu contigo, não fiques em silêncio.

Linha de Apoio à Vítima | 116 06 (dias úteis, 08h-22h)