• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Apresentação das RAP — Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica

Publicado .

RAP Noticia site

No dia 16 de Setembro decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu a sessão pública de apresentação das RAP — Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica, com a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a abrir a sessão.

Este programa, criado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, cria as primeiras respostas especializadas de apoio psicológico e psicoterapêutico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica atendidas e/ou acolhidas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD). Esta intervenção da RNAVVD é uma resposta ao impacto da violência doméstica contra crianças e jovens. Entre 2015 e 2019, foram acolhidas nas casas de abrigo e nas respostas de acolhimento de emergência da RNAVVD, com as suas mães, um total de 7414 crianças e jovens.

Com uma dotação total de 2 milhões e 510 mil euros, do Programa Operacional Inclusão Social, foi ainda celebrado um protocolo assinado entre a CIG e a Ordem dos Psicólogos Portugueses no início de 2021. O programa da sessão integrou um painel sobre o impacto da violência doméstica nas crianças e jovens e a necessidade de intervenção especializada. No período da tarde decorreu uma sessão de trabalho restrita às e aos profissionais que integram as novas Respostas de Apoio Psicológico. A APAV esteve representada por Gustavo Duarte, Assessor Técnico do Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém.

PSI FB