• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Guias Práticos para a prevenção e combate à radicalização online

Publicado .

A radicalização, particularmente a conducente ao extremismo violento e a atos de violência e de terrorismo, tem sido uma preocupação crescente de Estados, sociedades e comunidades. É um fenómeno dinâmico e, apesar de amiúde um caminho solitário, é também um processo grupal. A radicalização ocorre online, mas também offline, em escolas e em pequenos bairros.

Em virtude de uma série de fatores de risco elencados em diversas abordagens teóricas sobre o processo de radicalização até ao extremismo violento, como as crises de identidade, a procura de pertença ou o primado pela socialização online, entre outros, os jovens têm vindo a ser identificados como a parte mais vulnerável das sociedades a este fenómeno.

As contranarrativas e as narrativas alternativas positivas, a par de atividades de sensibilização de comunidades e grupos vulneráveis à radicalização, têm mostrado ser um grande apoio na prevenção e combate à radicalização online: este foi o mote que deu face ao projeto Counter@ct: prevenção e combate à radicalização online.

No âmbito do projeto Counter@ct, com o inestimável apoio e contributo das forças e serviços de segurança, mas também daqueles que, no seu quotidiano, trabalham com grupos particularmente vulneráveis à radicalização online, não sem o profundo conhecimento e vasta experiência um especialista em avaliação de impacto e de uma agência de marketing digital, foi possível desenvolver a campanha de narrativa alternativa #thisismystory.

#thisismystory assenta no conceito de storytelling de histórias reais positivas de integração de migrantes e refugiados que vivem presentemente em comunidades portuguesas. O call to action - #learnmoreaboutmystory – foi o convite que deixámos no fim de cada peça e cada vídeo: venha conhecer mais sobre a campanha no website #thisismystory.

Para além da campanha, e para todos/as aqueles/as que, no futuro, desejem desenvolver uma campanha de alternativa narrativa online, foi desenvolvido um Guia Prático para a Prevenção e Combate à Radicalização Online. Este Guia Prático ilustra cada uma das etapas que precisam de ser cuidadosamente pensadas antes do desenvolvimento de uma campanha de narrativa alternativa.

Se estiver interessado/a em saber mais sobre radicalização e os serviços de apoio disponibilizados pela APAV, poderá consultar o nosso website Prevenir e Combater a Radicalização.

O projeto Counter@ct foi desenvolvido em colaboração entre a APAV e a Policia Judiciária, o Serviço de Informações de Segurança, a Logframe – Formação e Consultoria, a Digital Xperience e os parceiros Europeus, Victim Support Europe e Fundación Fernando Buesa Blanco (País Basco), co-financiado pela União Europeia através do Fundo para a Segurança Interna-Polícia - Programa de Empoderamento da Sociedade Civil.

O conteúdo deste projeto representa apenas a opinião do autor e é da sua exclusiva responsabilidade. A Comissão Europeia não aceita qualquer responsabilidade pela utilização que possa ser feita das informações contidas.

Os guias práticos podem ser consultados aqui, disponíveis em português, inglês e castelhano.