• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Linha Nacional de Emergência Social celebra 20 anos

Publicado .

A Linha Nacional de Emergência Social (LNES), disponível através do número 144 e que funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano, assinalou no dia 30 de setembro os seus 20 anos.

Esta linha, está disponível para todos os cidadãos que se encontrem em situação de desproteção e vulnerabilidade e que necessitem de apoio social, por não estarem asseguradas as condições mínimas de sobrevivência ou por estarem expostos a um perigo real, atual ou iminente, para a sua integridade física e psíquica. Na sua maioria, os pedidos que chegam à LNES estão relacionados com ausência e perda de autonomia, seguindo-se situações de despejo e desalojamento. As pessoas em situação de sem abrigo e as vítimas de violência doméstica estão também entre os públicos que mais recorrem à Linha. A APAV tem sido uma instituição parceira durante estes 20 anos.

O 20.º aniversário da LNES foi assinalado com um evento que, além de uma mesa redonda sobre o passado e o presente da LNES, contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que aproveitou para anunciar a criação da Rede de Resposta Integrada em Emergência Social que lhe vai permitir ser ainda mais eficaz, nomeadamente nos períodos da noite e de fins-de-semana.