• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

18 Outubro | Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Publicado .

IMG TSG2167r 011

Assinala-se hoje o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos. Este crime, complexo na forma como é cometido e organizado e, como tal, complexo de investigar e punir, atinge maioritariamente pessoas que pelas suas características e/ou circunstâncias, se encontram numa situação vulnerável. 

A par do aumento exponencial do número de pessoas deslocadas, requerentes de asilo, refugiadas e migrantes, encontram-se pessoas que dentro das fronteiras do seu país, se encontram em circunstâncias de fragilidade económica e social, que as tornam alvo de situações de exploração. A instabilidade política e os conflitos armados, bem como o enfoque no crescimento económico em detrimento do respeito pelos direitos humanos e da proteção de pessoas em situação vulnerável, tornam ainda mais relevante a necessidade e importância de adotar medidas de prevenção, investigação e penalização deste crime, bem como de intervenção e apoio às suas vítimas. 

Neste dia, a APAV sublinha novamente a relevância do envolvimento de todas as pessoas na luta contra o tráfico de pessoas. Identificar e denunciar situações de exploração é uma responsabilidade de todos os membros da sociedade. Estar informado/a sobre como identificar uma situações de tráfico e exploração é fundamental para poder contribuir para a denúncia de situações e dar voz a quem não consiga procurar apoio. Aqui encontra informação sobre tráfico para exploração laboral e indicadores que podem ajudar a identificar uma situação de exploração: www.naoaotrafico.pt.  

A APAV continua a desenvolver trabalho de intervenção com as vítimas deste crime, através da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação e do Centro de Acolhimento e Proteção Sul (unidade de acolhimento para mulheres vítimas de tráfico de seres humanos). 

A APAV está ainda disponível para apoiar através da Linha de Apoio à Vítima, um número de apoio, gratuito e confidencial: 116 006 (dias úteis, das 9h às 21h).