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ALERTA | Esquemas fraudulentos de acesso remoto

Publicado .

Se receber uma chamada telefónica ou outro contacto no qual lhe peçam para instalar um programa de acesso remoto como o Anydesk, desconfie.

A utilização de programas e aplicações de acesso remoto é cada vez mais frequente. Estes programas permitem acesso total a qualquer dispositivo ligado, sendo possível através dessa ligação ter acesso a documentos, configurar o computador, etc.

Porém, à semelhança de outros casos, estas aplicações são também utilizadas em esquemas fraudulentos.

 

Como é que este esquema fraudulento funciona

Vários utentes reportaram receber chamadas telefónicas de números estrangeiros nas quais os indivíduos apresentam-se como sendo colaboradores de empresas ou instituições fidedignas como a ENISA - Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação, a Microsoft, etc. Estes usam como pretexto para a chamada terem-se apercebido que aquele dispositivo tinha sido alvo de um ataque informático, de ter algum problema relacionado com a conexão à internet ou outra situação semelhante.

Para resolverem o problema pediram aos utentes para instalar o Anydesk no telemóvel/computador e dar-lhes acesso ao dispositivo ou ainda para comprarem um software que iria resolver a situação. Muitas vezes pediram também dados pessoais e as informações de acesso ao banco ou do cartão de crédito.

Ao seguirem estas indicações os utentes dão acesso total aos seus dispositivos e a todas as informações que lá tiverem: documentos, passwords, fotografias, entre outros.

Uma vez mais, este esquema tira partido da confiança dos utilizadores criando também um sentido de urgência para resolver o problema que lhes foi apresentado. 

 

A Linha Internet Segura aconselha:

- Desconfie telefonemas de números de telefone estrangeiros, sobretudo, de telefonemas que surgem inesperadamente;

- Se receber alguma chamada deste tipo, sobre o seu computador e pedindo acesso remoto, desligue;

- Evite clicar em links que receba em mensagens de texto que não foram solicitados e sem verificar o remetente;

- Nunca forneça acesso aos seus dispositivos a estranhos;

- Nunca forneça o PIN, password de acesso ao banco ou outros códigos de segurança; 

- Nunca envie fotografias dos seus cartões de multibanco ou de crédito;

- Não seja precipitado. Este tipo de esquemas tenta criar uma falsa sensação de urgência e que o utente tem pouco tempo para resolver o suposto problema;

- Se ficar na dúvida quanto ao conteúdo da chamada consulte o site da empresa ou contacte diretamente os operadores da mesma usando os contactos disponibilizados no site oficial destas entidades ou num documento que tenha já em sua posse para confirmar a veracidade das informações que lhe foram dadas;

- Use as mesmas estratégias de segurança que aplica no seu computador no seu telemóvel.

 

Se foi vítima deste tipo de burla deverá:

- Contactar de imediato o seu banco. Explique a situação e peça para alterar a sua palavra-passe de acesso à conta bancária online e veja com eles se faz sentido cancelar os cartões de multibanco/crédito e pedir nova emissão dos cartões. Quando receber os ditos cartões garanta que o novo pin não é igual ao que usa atualmente.

- Levar o seu telemóvel e computador a um informático ou técnico semelhante para que sejam analisados e detetados eventuais vírus e malwares que possam ter sido instalados.

- Alterar as palavras-passe da sua conta de e-mail e das contas das redes sociais. 

- Aproveitar para reforçar a privacidade das suas contas não autorizando que terceiros acedam às suas publicações, localização, entre outros.

- Poderá reforçar a segurança destas contas ao passar a fazer uma dupla verificação no login. Poderá inclusive instalar uma aplicação como o Authenticator para esse efeito.

- Não partilhar qualquer password com terceiros.

- Poderá apresentar queixa-crime às autoridades (GNR, PSP ou na Polícia Judiciária - Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica).