banner irs2020 top

Barómetro APAV/Intercampus #2: Criminalidade e Insegurança

Publicado .

Numa parceria com a Intercampus, a APAV apresenta as conclusões do segundo Barómetro Intercampus/APAV, sobre o tema da “Criminalidade e Insegurança”.

Um em cada vinte inquiridos revelou ter sido vítima de um crime nos últimos doze meses. Verifica-se portanto que o receio do crime continua a afetar o dia-a-dia de muitos portugueses e a influenciar negativamente a sua qualidade de vida.

O inquérito sobre “Criminalidade e Insegurança” resulta da parceria entre a APAV e a Intercampus pelo segundo ano consecutivo, partindo do contacto telefónico a 601 agregados familiares de Portugal Continental, em Março de 2012.

A informação solicitada às famílias teve na base o seu sentimento de segurança face à zona residencial; em termos pessoais; face aos bens pessoais e também contemplou a experiência pessoal nos últimos 12 meses.

Estes dados sugerem que o bem-estar e a qualidade de vida dos portugueses continuam a ser negativamente afetados – quer pelo receio do crime, quer pelas centenas de milhares de crimes que continuam a ocorrer todos os anos.

Continua pois a revelar-se necessária quer uma mais eficaz prevenção do crime que reduza o receio deste, quer um apoio mais efetivo aos milhares de portugueses que todos os anos sofrem perdas pessoais ou patrimoniais causadas pelo crime.

Barómetro APAV/Intercampus #2: Criminalidade e Insegurança