• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Estatísticas APAV | Linha Internet Segura 2022

Publicado .

stats lis

Assinalando o Dia da Internet Mais Segura, que este ano se celebra a 7 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta as Estatísticas APAV | Linha Internet Segura 2022. A Linha Internet Segura presta apoio nas vertentes de denúncia de conteúdos ilegais na internet e de apoio a questões relacionadas com o uso das tecnologias e a vítimas de cibercrime.

Em 2022, a Linha Internet Segura registou um ligeiro decréscimo no número de denúncias de conteúdo ilegal online, no entanto o número de pedidos de apoio por parte de vítimas de cibercrime continua a tendência de crescimento dos anos anteriores. Este documento apresenta estatísticas específicas relativas aos processos de atendimento e apoio, crimes e outras formas de violência registados, bem como o perfil da vítima de crime. 

No ano de 2022, manteve-se o destaque para formas de violência associadas à ameaça de partilha de conteúdo íntimo, num total de 97 contactos referentes a situações de sextortion (forma de violência em que a vítima é coagida a enviar mais conteúdo íntimo ou quantias em dinheiro, para evitar que o/a agressor/a envie imagens ou vídeos íntimos seus); acresce a contínua proliferação de conteúdos de abuso sexual de menores e de discurso de ódio online — desde o início da pandemia estas formas de violência são as que mais têm aumentado, quer a nível nacional quer mundial; no que concerne ao material de abuso sexual de menores online, a maior parte continua a ser o material auto-produzido por parte de crianças e jovens, que muitas vezes é conseguido através de manipulação perpetrada por adultos (grooming), sendo depois esse conteúdo comercializado, preocupação partilhada pela Europol no seu relatório sobre Criminalidade Online (2021), Internet Organised Crime Threat Assessment - IOCTA (2021).

A Linha Internet Segura, gerida pela APAV desde janeiro de 2019, abrange ainda a vertente de sensibilização. Os jovens e a sociedade de uma forma geral, estão agora mais dependentes da tecnologia que nunca. A Geração Cordão, em parceria com a APAV, divulga agora o seu Relatório “Comportamentos Online de Risco, Cibersegurança e Saúde Mental numa Amostra de Jovens Portugueses” — em que, por exemplo, 46,8% dos jovens consideram utilizar o telemóvel mais de 31 vezes por dia, sendo que as aplicações mais utilizadas são o Instagram (92,7%), o TikTok (51,2%) e o Facebook (46,6%). 36,9% dos jovens inquiridos dizem ter sido tratados de forma ofensiva ou desagradável online no último ano.

Para mais informações sobre o estudo contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Na prossecução de um atendimento de melhor qualidade e maior abrangência, a Linha Internet Segura conta com o apoio de várias entidades para encaminhamento e seguimento de contactos cuja resposta integrada no Sistema Integrado de Apoio à Distância (SIAD) permite que a cada situação seja dada uma resposta conjugada tanto com os serviços de proximidade da APAV e os sistemas de referenciação protocolados entre a APAV e entidades parceiras.

A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 8h e as 22h) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O apoio é confidencial e gratuito.