• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

8 março | Dia Internacional da Mulher

Publicado .

VSE8MAPAV 8M23

No Dia Internacional da Mulher, a APAV e o Victim Support Europe manifestam a sua solidariedade com todas as mulheres vítimas de crimes – todo o tipo de crimes, mas especialmente aqueles que afetam de forma desproporcional as mulheres. Nenhuma mulher deve ser esquecida, nenhuma mulher deve ser ignorada.

Um relatório da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) de 2014 concluiu que, desde os 15 anos de idade, uma em cada três mulheres na UE terá sido vítima de algum tipo de violência durante a sua vida; ou seja, cerca de 33% de todas as cidadãs da UE já passaram, estão a passar ou vão passar por uma situação violência – apenas por serem mulheres.

Milhares de mulheres não chegam a denunciar os crimes de que são vítimas; por medo, vergonha, desconhecimento dos recursos e serviços disponíveis, entre outros motivos. Quando denunciam um crime, muitas mulheres podem enfrentar diversos desafios e muita angústia; as mulheres enfrentam frequentemente uma vitimização sistémica e institucional, como a culpabilização da vítima ou a imposição de barreiras que as impedem de aceder aos seus direitos de reconhecimento, apoio, proteção e justiça.
A mudança é necessária para capacitar, apoiar e proteger todas as mulheres vítimas de crime e violência.

A APAV encontra-se disponível para apoiar, através dos 75 serviços de proximidade – que incluem, entre outros, os nossos Gabinetes de Apoio à Vítima, a Linha de Apoio à Vítima (116 006) e a Linha Internet Segura (800 219 090), disponíveis nos dias úteis entre as 8h e as 22h.