• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

11 março | Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo

Publicado .

11MARCO 2023 site

Evoca-se a 11 de Março o Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo. Foi nesta data que, em 2004, ocorreram os ataques na estação ferroviária de Atocha, em Madrid, vitimando 193 pessoas e deixando feridos mais de 2000. Juntamente com os atentados em Nova Iorque, em 2001, e em Londres em 2005, a noção de terrorismo, em grande escala e perto de todos nós, passou a ser uma constante.

O Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo tem o objetivo de lembrar as vítimas de terrorismo - não apenas as que estiveram nesses locais, mas todas as pessoas impactadas por estes atos -, bem como o seu sofrimento e os seus direitos. É importante lembrar que cada uma dessas pessoas é mais do que um número: tem nome, voz, história. A APAV tem feito um grande investimento nesta dimensão. Com efeito, faz parte dos seus serviços de proximidade a Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo (RAFAVHT), enquanto resposta de apoio, a que se acrescentou mais recentemente a Unidade de Apoio à Vitimação em Massa. Neste âmbito, também a APAV qualificou alguns dos seus profissionais como experts no âmbito do EU Centre of Expertise for Victims of Terrorism, bem como mereceu a confiança da Comissão Europeia para desenvolver o National Handbook on Victims of Terrorism for Portugal, bem como ministrar as formações daquele Centro em Portugal, que têm sido direcionadas a profissionais de áreas específicas que poderão ter um papel importante na intervenção face a um eventual ato terrorista neste país. 

Acrescentamos ao nosso trabalho a prevenção e combate à radicalização. O Projeto Counter@ct - prevenção e combate à radicalização, promovido pela APAV, implementou uma campanha de narrativas positivas de integração por parte de jovens refugiados. Hoje, como sempre, tenhamos em mente as vítimas que sofreram às mãos do terror um pouco por todo o mundo.