banner irs2020 top

Seminário do Victim Support Europe: uma oportunidade para compreender a nova Directiva da UE sobre direitos das vítimas de crime

Publicado .

Todos os anos, 75 milhões de pessoas são vítimas de crime na União Europeia, representando aproximadamente 15% da população. O crescente número de vítimas de crime na UE chamou a atenção de muitos governos europeus, levando-os a estabelecer os direitos das vítimas de crime como prioridade nas suas políticas e legislações.

A Comissão Europeia teve um papel central nesta mudança de paradigma ao colocar os direitos das vítimas no centro das preocupações da União, o que se torna evidente com a iniciativa de uma nova Directiva que estabelece normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à protecção de vítimas de criminalidade.

A formação dos profissionais que lidam directamente com vítimas de crime destaca-se como área central na nova Directiva. Ao reunir peritos, profissionais judiciais e ONGs na área da criminologia e vitimologia de toda a Europa, o Seminário Direitos das Vítimas: um passo em frente contribui para a implementação prática desta norma europeia. Assim, neste Seminário de dois dias debater-se-ão os desafios que se antevêem, as necessidades das vítimas de crime e partilhar-se-ão experiências e boas práticas.

O Seminário terá lugar nos dias 27 e 28 de Setembro no Hotel Olissipo Oriente, em Lisboa. O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, em nome da Victim Support Europe, e no âmbito do projecto CABVIS, Capacity Building for EU Crime Victim Support (2011-2012), co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Justiça Penal.

Para mais informações, p.f. visite o sítio da conferência:
www.apav.pt/cabvis