banner irs2020 top

Campanha Coração Azul Contra o Tráfico de Seres Humanos

Publicado .

A CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género encontra-se a promover a campanha das Nações Unidas contra o tráfico de seres humanos.

Portugal é o quatro país europeu a aderir à campanha de sensibilização Coração Azul Contra o Tráfico de Seres Humanos, uma campanha lançada em 2009 e destinada a consciencializar a opinião pública para as proporções preocupantes do tráfico de seres humanos, um problema à escala mundial.

Segundo dados da ONU, todos os anos há, pelo menos, 2,45 milhões de pessoas vítimas desta prática criminosa, que se materializa sob a forma de exploração sexual (79%), exploração laboral (18%), tráfico de órgãos, mendicidade, adoções ilegais ou trabalho doméstico ilegal. Uma em cada cinco vítimas é criança e dois terços das vítimas são do sexo feminino.

O primeiro país do mundo a aderir à campanha Coração Azul foi o México. Na Europa, os espanhóis foram pioneiros, seguindo-se a Bélgica, Sérvia, Líbano, Tailândia, Coreia e Colômbia. A Portugal, e ainda em 2012, juntar-se-á o Brasil.

 

Consulte aqui os materiais da campanha:
Cartaz
Folheto