APAV lança campanha para prevenção de burlas durante os Censos 2021

Publicado .

Os Recenseamentos da População e da Habitação – CENSOS - destinam-se a obter informação estatística atualizada sobre toda a população residente, as famílias e o parque habitacional.

Para ajudar a tornar este processo mais seguro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança uma campanha com informações sobre os procedimentos habituais dos Censos e alguns conselhos para alertar e prevenir algumas práticas criminosas que poderão acontecer durante este período de recenseamentos.

As recomendações que constam na campanha incidem sobre a confirmação de identificação do/a recenseador/a e a verificação de e-mails ou sms que poderão ter natureza fraudulenta. Estas recomendações visam alertar a população para situações de burla que podem surgir através do pedido de dados bancários e/ou cobrança de quantias monetárias associadas à participação nos Censos.

Consulte aqui as peças da campanha:

    

APAV inaugura novo Gabinete de Apoio à Vítima em Almada

Publicado .



Fotografias: Rui Nunes Costa

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima inaugurou, no dia 15 de abril, um novo Gabinete de Apoio à Vítima na cidade de Almada. A cerimónia de inauguração contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e do Presidente da APAV, João Lázaro.

O Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) de Almada funciona num espaço cedido pela CM Almada, localizado na Rua D. João de Castro, n.º 47-A, em Almada.

A abertura do GAV Almada surge na sequência de um Protocolo de Cooperação, assinado entre a CM Almada e a APAV, com o objetivo de criar uma resposta que apoie as vítimas de qualquer tipologia de crime, familiares e amigos/as. O GAV Almada disponibiliza apoio emocional, jurídico, psicológico, social e prático, com atendimento e acompanhamento confidencial e gratuito.

Com a abertura desde novo serviço, a APAV alarga a amplitude da sua rede nacional de serviços de proximidade, que inclui Gabinetes de Apoio à Vítima, Equipas Móveis de Apoio à Vítima, Polos de Atendimento em Itinerância, Sub-Redes Especializadas, Casas de Abrigo, Sistema Integrado de Apoio à Distância e Linha Internet Segura.

Gabinete de Apoio à Vítima de Almada
Rua D. João de Castro, 47-A
2800-106 Almada
dias úteis: 9H30-13H00 / 14H00-17H30
Tel.: 210 541 204
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

APAV Notícias #121 | Abril 2021

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das atividades mais recentes da Associação. A edição #121, de abril de 2021, reúne informação sobre: a nova campanha de consignação do IRS; a inauguração do novo Gabinete de Apoio à Vítima de Almada; o alargamento do horário da Linha de Apoio à Vítima, que está agora disponível nos dias úteis, das 8h00 às 22h00; e o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, assinalado neste mês de abril. A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #121 | Abril 2021

Teatro da Trindade INATEL promove ensaio solidário a favor da APAV

Publicado .

No dia 21 de abril, às 20h00, terá lugar, na Sala Carmen Dolores do Teatro da Trindade INATEL, o Ensaio Solidário de Noite de Estreia, um projeto de Martim Pedroso & Nova Companhia, a partir do filme Opening Night de John Cassavetes. O bilhete terá um valor único de 10 euros e a totalidade da receita reverterá a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

A Noite de Estreia é um espetáculo sobre um filme que é sobre um espetáculo. É o lugar antes da estreia. É também, e sobretudo, sobre o lugar da mulher no patriarcado e sobre a rejeição desse mesmo lugar. Sobre a coragem. A revolução no feminino. É sobre uma atriz de meia idade em crise existencial e em luta com a personagem que interpreta e o mundo em que vive.

Esta é uma coprodução do Teatro da Trindade INATEL, Nova Companhia e Teatro Nacional São João, que junta em palco Dalila Carmo, Heitor Lourenço, João Araújo, João Reis, Margarida Bakker, Maria José Paschoal, Marta Félix e Sabri Lucas.

Bilhetes para o Ensaio Solidário: bilheteira online

APAV participa em Conferência sobre "O Impacto da Violência Doméstica sobre a Criança"

Publicado .

Mulheres Socialistas conferência

A APAV participa hoje na Conferência "O Impacto da Violência Doméstica sobre a Criança", a primeira de um ciclo de iniciativas organizadas pela Estrutura Concelhia de Santarém das Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos (MS-ID).

Em causa está uma iniciativa parlamentar do Partido Socialista que prevê a atribuição do estatuto de Vítima às crianças que presenciem violência doméstica. Trata-se de um Projeto de Lei que tem como relatora a Deputada Elza Pais, oradora nesta conferência, a exemplo de Joana Pinto Coelho, dirigente da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, e de Cláudia Rocha, psicóloga na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

O ciclo tem como objetivo abordar temas centrais para a sociedade. Numa altura em que a pandemia determina a aplicação de medidas sanitárias que condicionam os comportamentos, as Mulheres Socialistas consideram fundamental abordar problemas que os confinamentos agravaram, trazendo ao de cima velhas e novas realidades.

Esta conferência é aberta à participação de todos/as e será transmitida em direto na página de Facebook das MS-ID de Santarém, a partir das 21h00. A moderação estará a cargo de La Salette Marques, Coordenadora da Estrutura.