25 Novembro | Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

Publicado .

Assinalando o dia 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a APAV promove e associa-se a diversas iniciativas, com o objectivo de sensibilizar a comunidade.

 

 

 

Campanha #DitadosImpopulares de combate à violência contra as mulheres

No âmbito do dia 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a APAV associa-se à campanha #DitadosImpopulares. A campanha #DitadosImpopulares é uma iniciativa da República Portuguesa e da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade De Género, através do Portugal Mais Igual - Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030.

 

 

      

Exposição "Olha" de Valter Vinagre na Presidência do Conselho de Ministros

Em parceria com a APAV, a Presidência do Conselho de Ministros vai acolher a exposição "Olha". Esta exposição de fotografia reúne um conjunto de trabalhos do fotógrafo Valter Vinagre, sendo o resultado de uma colaboração com a APAV, com o objetivo de retratar o universo das vítimas de crime em Portugal. A exposição será inaugurada no dia 25 de novembro, assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

 


 

 

Exposição de campanhas de sensibilização na Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE)

A APAV, em parceria com a DGAE, promove, em Lisboa, uma exposição de campanhas de sensibilização na sede da Direção-Geral da Administração Escolar para os/as seus/suas colaboradores/as. Para além da exposição decorrerá uma ação de formação para os/as colaboradores/as da DGAE, docentes e diretores/as de serviços.

 

 

 

Exposição de campanhas de sensibilização em Vila Real

A APAV promove uma exposição de campanhas de sensibilização em Vila Real. A exposição será inaugurada no dia 25 de novembro e estará patente no Edifício do Antigo Governo Civil de Vila Real - Largo Conde de Amarante, das 14h30 até às 17h00. Esta exposição conta com o apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro através dos cursos de Comunicação & Multimédia e de Teatro e Artes Performativas.

 

 

exp25nm87tugj 09276 003

 

Exposição de campanhas de sensibilização em Albufeira

A APAV promove uma exposição de campanhas de sensibilização em Albufeira. A exposição será inaugurada no dia 25 de novembro e estará patente na Câmara Municipal de Albufeira - Rua do Município ES, das 09h00 às 16h00. Esta exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.

 

 

 

Participação no debate "Violência contra as Mulheres - Um desafio para o SNS"

No dia 25 de novembro realiza-se o debate "Violência contra as Mulheres - Um desafio para o SNS" que irá contar com a participação do Presidente da APAV, João Lázaro, no painel "O papel da saúde na eliminação da violência contra as mulheres". O evento tem lugar no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa - Parque da Saúde e conta com a abertura do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales. O debate terá início às 15h15 e conta também com Vasco Prazeres (DGS), Daniela Machado (ARS Algarve) e João Redondo (CHUC).

 

 

logo inem

 

APAV e INEM promovem iniciativa de sensibilização

A APAV associa-se ao INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P., numa iniciativa que vai assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. No dia 25 de novembro, às 10h00, o ACES de Sintra acolhe um evento que vai contar com a participação do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, do Presidente do INEM, Luís Meira, e no qual a APAV estará representada. Será realizada uma visita às instalações, seguindo-se a apresentação de uma campanha de sensibilização.

 

 

fotomarcha

 

Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

No dia 25 de novembro vai realizar-se a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, em Lisboa. A marcha tem como ponto de encontro o Largo do Intendente, tendo início às 17h30, seguindo depois pela rua da Palma, Martim Moniz, Praça da Figueira e terminando no Rossio, local onde será lido o Manifesto da Marcha. Será ainda realizada uma ação simbólica pelo fim da violência contra as mulheres. A organização apela a que cada mulher leve um par de sapatos extra - simbolizando as mulheres assassinadas ao longo dos anos em Portugal - que, no final, será entregue a instituições de solidariedade social. Esta iniciativa é uma co-organização da ANIMAR, Comissão de Apoio às Brasileiras no Exterior, Feministas em Movimento, Festival Feminista de Lisboa, ILGA, Por Todas Nós e UMAR.

 

 

jornadas santarem

 

VI Jornadas de Santarém Contra a Violência

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres a APAV promove as VI Jornadas de Santarém Contra a Violência. Este evento irá decorrer no dia 28 de novembro no Teatro Sá da Bandeira, na Rua João Afonso. Este evento engloba quatro painéis com diversos oradores que irão procurar explorar temas como a violência em contexto de relações de intimidade, o cibercrime e a violência contra as vítimas especialmente vulneráveis.

 

 

 

Gabinete de Apoio à Vítima de Lisboa: atividades de sensibilização em Lisboa

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres o GAV de Lisboa irá realizar diversas atividades:

  • No dia 22 de novembro irá realizar uma ação de sensibilização aos alunos do 12º ano da Escola Secundária D. Pedro V sobre a Violência no Namoro às 10h;
  • No dia 25 de novembro  irá participar num debate no âmbito das celebrações que marcam o dia. Este debate é uma iniciativa do Clube UBUNTU da Escola Secundária Passos Manuel e irá realizar-se no auditório da Escola Secundário Passos Coelho das 13h às 14h e contará com a participação de cerca 46 jovens e adultos.
 

 

 

Gabinete de Apoio à Vítima do Porto: atividades

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres o GAV Porto irá realizar diversas atividades:

  • No dia 25 de novembro irá participar em quatro ações de sensibilização sobre Violência Doméstica. Três serão direcionadas ao ensino secundário da Escola Profissional Profitecla e uma direcionada à formação para adultos do Centro de Formação Profissional do Porto;
  • No dia 2 de dezembro irá dinamizar três ações de sensibilização na Escola Secundária dos Carvalhos, direcionadas ao ensino básico;
  • No dia 4 de dezembro irá dinamizar duas ações de sensibilização na Escola Básica Padre António Luís Moreira, direcionadas ao ensino secundário;
  • Participação na 9.ª Marcha Contra a Violência Doméstica e de Género do Porto, prevista para 7 de dezembro.
 

 

logo apav algarve 762tyg 01

 

APAV Algarve: ação de sensibilização em Quarteira

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres o GAV Loulé irá participar, no dia 29 de novembro, numa ação de sensibilização organizada pelo Centro Comunitário António Aleixo em Quarteira. A ação terá como tema "Combate e Prevenção da Violência Contra as Mulheres".

 

 

logo apav algarve 762tyg 01

 

APAV Algarve: ação de sensibilização em Alcoutim

No dia 25 de novembro, a APAV Algarve dinamiza uma ação de sensibilização no Agrupamento de Escolas de Alcoutim, destinada a alunos do 3.º ciclo do ensino básico. A ação terá como tema "Combate e Prevenção da Violência Contra as Mulheres".

 

 

 

Gabinete de Apoio à Vítima de Braga: ações de sensibilização

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres o GAV Braga irá realizar diversas atividades:

  • No dia 22 de novembro a gestora do GAV Braga, Marta Mendes, estará presente na ação de sensibilização "Violência Doméstica: do último ano ao primeiro estalo", na Escola Profissional de Braga às 10h;
  • No dia 25 de novembro, o GAV Braga marca presença, enquanto orador, no debate "Vozes na Violência" na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, às 16h. Neste dia irá participar também na ação da UMAR de Braga "De luto e em luta pelas mulheres assassinadas", uma ação que contará com a presença de diversas instituições de Braga, Fafe, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde;
  • No dia 26 de novembro irá realizar uma ação no Hospital Agostinho Ribeiro com o tema "Criminalização da Violência Doméstica: Como o profissional de saúde pode (deve?) (re)agir", às 15h.
 

 

 

Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra: atividades

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres o GAV Coimbra irá participar em diversas atividades:

  • Nos dias 21 e 22 de novembro, o GAV Coimbra participa no II Congresso sobre Envelhecimento, promovido pela Fundação Bissaya Barreto em parceria com a Procuradoria Geral Distrital de Coimbra;
  • A 25 de novembro desenvolve duas ações de sensibilização, para alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, sobre Violência no Namoro (no Colégio João de Barros, Meirinhas, concelho de Pombal) às 16h. Estas ações decorrem no âmbito do programa Parlamento dos Jovens;
  • No dia 28 de novembro a gestora do GAV Coimbra, Natália Cardoso, irá dinamizar as tertúlias "Time-Out - Violência Familiar: O Lado Menor", às 15h, no Café Livraria Almedina, Estádio Cidade de Coimbra. Esta tertúlia é promovida pela Cáritas Diocesana de Coimbra - Área de Intervenção de Crianças e Famílias em Risco/Perigo.
 

 

 

Gabinete de Apoio à Vítima de Faro: participação na iniciativa "E se fosse eu?"

O Gabinete de Apoio à Vítima de Faro vai participar na ação de sensibilização da Associação Sê Mais Sê Melhor - Associação para a Promoção do Potencial Humano Faro. A iniciativa "E se fosse eu?" pretende convidar a comunidade a “colocar-se” nos sapatos das mulheres que foram assassinadas, ao colocar um par de sapatos por cada mulher que faleceu vítima de violência doméstica em 2019 pela cidade de Faro. O GAV Faro irá participar facultando material informativo (folhetos/cartazes) e terá também no GAV um par de sapatos como representação simbólica de homenagem às mulheres assassinadas.

 

 

 

Gabinete de Apoio à Vítima de Odivelas: ação de sensibilização

O Gabinete de Apoio à Vítima de Odivelas vai estar no dia 25 no Loures Shopping, entre as 10h30 e as 14h, numa ação de sensibilização promovida em conjunto com a Junta de Freguesia de Loures. O GAV Odivelas marcará presença com uma banca e com a distribuição de diversos folhetos informativos por técnicas de Apoio à Vítima do GAV.

 

 

 

Gabinete de Apoio à Vítima de Paços de Ferreira: ações de sensibilização

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres o GAV Paços de Ferreira irá realizar diversas ações de sensibilização:

  • Durante a manhã do dia 25 de novembro realiza quatro ações sobre a violência contra as mulheres no Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste. Estas ações serão dinamizadas pelo Clube Europeu do Agrupamento e dirigidas a alunos do 8.º ano;
  • De tarde participará num workshop dirigido a profissionais de saúde sobre os indicadores de risco de violência doméstica, no Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VII - Gaia, das 14h30 às 16h.
 



 

Gabinete de Apoio à Vítima de Ponta Delgada: participação em reunião

Enquanto parceiro da Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco de São Miguel, o GAV Ponta Delgada irá participar na Reunião de Rede Alargada da Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco de São Miguel no dia 21 de novembro de 2019, entre as 14h e as 16h, na Sala de Formação do Instituto da Segurança Social dos Açores (IPRA).

 

 

 

Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém: ações de sensibilização

No âmbito do dia 25 de novembro o GAV Santarém vai realizar diversas ações de sensibilização:

  • Na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos realiza uma ação sobre o tema "Violência em Relações de Intimidade" para estudantes do ensino profissional, às 10h30 de dia 25;
  • A 27 de novembro estará na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira - Rio Maior a realizar duas ações, às 10h, sobre violência doméstica e no namoro.
 

 

 

Gabinete de Apoio à Vítima de Tavira: ação de sensibilização

Em parceria com a Câmara Municipal de Tavira e o Centro de Saúde de Tavira, o GAV Tavira irá realizar, durante a manhã do dia 25 de novembro, uma ação de divulgação/sensibilização no Centro de Saúde de Tavira, na Estrada de Santa Luzia.

 

 

peçateatro d e v

 

Peça de Teatro "Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas"

No âmbito do dia 25 de novembro o GAV Ponta Delgada, enquanto parceiro da Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco de São Miguel, irá colaborar na realização e divulgação da peça de teatro intitulada “Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas”, a decorrer no dia 22 de novembro, no Cineteatro Lagoense, pelas 20h, e dia 29 de novembro no Centro Municipal de Nordeste, pelas 20h.

 

 

 

Sessão de Informação sobre Violência Doméstica em parceria com a PSP

Em parceria com a PSP, durante a tarde do dia 25 de novembro realiza-se uma Sessão de Informação sobre Violência Doméstica com principal foco nas mulheres e pessoas idosas, que contará com intervenções da PSP e de Marta Carmo, técnica de projeto e jurista da APAV. A sessão conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da InterAge, sendo realizada no Centro Social São Boaventura.

 

 

 Botao Donativos 76tru3fyj 029182

 

 Parcerias

Várias entidades e empresas juntam-se à APAV, no âmbito do dia 25 de novembro, pela eliminação da violência contra as mulheres:

  • A APAV e o El Corte Inglés assinaram um protocolo que vigora até 2021, no qual se inserem várias campanhas e ações de sensibilização, formação, recolha de fundos, parcerias de divulgação de atividades programadas e apoio à reinserção no mercado de trabalho. A primeira ação inicia-se no dia 21 de novembro e irá até ao dia 25 de novembro: por cada bolo vendido nas cafetarias do El Corte Inglés - fatia de tarte de maçã em Lisboa e de bolo de maçã com chá verde em Gaia - será doado 1,50 € à APAV;

  • A Cotril Portugal junta-se à APAV: no âmbito do dia 25 de novembro, os salões Cotril aderentes doarão à APAV um euro na compra de cada produto de haircare durante os meses de novembro e dezembro;

  • O Paço da Boa Nova - Salão de Beleza (Leça da Palmeira) lança a campanha UNIDAS - juntas contra a violência doméstica, doando um euro à APAV na venda de produtos selecionados em novembro e dezembro;

  • Até 31 de maio de 2020, por cada creme “Ésponges D’Priorité” vendido, a marca Priorité doa 1 € à APAV.

  • A #GivingTuesday é celebrada na primeira terça-feira após a Black Friday, este ano a 3 de dezembro. O objetivo da #GivingTuesday é incentivar as pessoas a doar a favor de causas sociais. A APAV participa com o projeto "Giving to Sophia | Casa de Abrigo da APAV para mulheres vítimas de violência doméstica", que consistirá na aquisição de eletrodomésticos para uma das Casas de Abrigo da APAV que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica. Pode doar aqui.
 

APAV participa na #GivingTuesday

Publicado .

A #GivingTuesday é celebrada na primeira terça-feira após a Black Friday, este ano a 3 de dezembro. O objetivo da #GivingTuesday é incentivar as pessoas a doar a favor de causas sociais. A APAV participa com o projeto "Giving to Sophia | Casa de Abrigo da APAV para mulheres vítimas de violência doméstica", que consistirá na aquisição de eletrodomésticos para uma das Casas de Abrigo da APAV que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica. Pode doar aqui.

Exposição de Armas do Século XXI na Lisboa Games Week

Publicado .

Exp Armas Sec XXI LXGAMESWEEK 3 Exp Armas Sec XXI LXGAMESWEEK 1 Exp Armas Sec XXI LXGAMESWEEK 6 Exp Armas Sec XXI LXGAMESWEEK 9

A Linha Internet Segura marca presença na 6.ª edição da Lisboa Games Week com a Exposição de Armas do Século XXI. O evento decorre na FIL - Feira Internacional de Lisboa até dia 24 de novembro (10h - 20h, quinta-feira e domingo; 10h - 22h, sexta-feira e sábado).

A Exposição de Armas do Século XXI está patente no stand do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude (1 A05, Pavilhão 1). O IPDJ integra o Consórcio Internet Segura, que promove a Linha Internet Segura (operacionalizada pela APAV).

A Exposição de Armas do Século XXI, desenvolvida pela APAV no âmbito da campanha Não é Preciso ver para Crer, pretende sensibilizar para as temáticas associadas ao cibercrime, assim como promover a Linha Internet Segura, cujo principal objetivo é apoiar e informar as vítimas de crimes relacionados com o mundo online.

APAV Notícias #104 | Novembro 2019

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das atividades mais recentes da Associação. A edição #104, de novembro de 2019, reúne informação sobre: a sexta edição das Jornadas de Santarém Contra a Violência; a publicação dos novos relatórios estatísticos; o donativo solidário que a TAP entregou à APAV; a tertúlia sobre discriminação contra pessoas migrantes, que se realizou no Centro de Formação da APAV; e a participação da APAV no evento INSAFE Training Meeting. A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #104 | Novembro 2019

Campanha #DitadosImpopulares de combate à violência contra as mulheres

Publicado .

AF RP DitImp Crtz B3 Colher copy AF RP DitImp Crtz B3 GostoTi APAV AF RP DitImp Crtz B3 GrdMulher APAV AF RP DitImp Crtz B3 Morte APAV AF RP DitImp Crtz B3 Nariz APAV

No âmbito do dia 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a APAV associa-se à campanha #DitadosImpopulares.

Esta campanha, de prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, visa "desconstruir ditados populares enfatizando a ideia de que a violência não é um assunto do foro privado" e vem apelar a que todas as pessoas, e não só as vítimas, denunciem situações de violência doméstica às autoridades e peçam apoio.

A campanha #DitadosImpopulares é uma iniciativa da República Portuguesa e da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade De Género, através do Portugal Mais Igual - Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030.

Enquanto instituição que apoia vítimas de todos os tipos de crime, suas famílias e amigos/as, a  APAV está disponível para apoiar através da Linha de Apoio à Vítima - 116 006 (chamada gratuita, dias úteis, 9h-21h), Messenger (Facebook), vídeochamada (Skype: apav_lav) e através de uma rede nacional de 20 Gabinetes de Apoio à Vítima.