Seminário Counter@ct: prevenção e combate à radicalização online

Publicado .

APAV COUNTERCT PJ6 APAV COUNTERCT PJ5 APAV COUNTERCT PJ8 APAV COUNTERCT PJ1  APAV COUNTERCT PJ4  APAV COUNTERCT PJ9

O Seminário Counter@ct, que decorreu com a presença de organizações da sociedade civil, autoridades nacionais e europeias na área da segurança e do apoio às vítimas do terrorismo. 

O evento foi organizado pela APAV com o apoio dos parceiros do Projeto Counter@ct e constituiu uma oportunidade de aprendizagem sobre práticas transnacionais na área da prevenção e do combate aos fenómenos da radicalização, do extremismo violento e do terrorismo.

Os trabalhos arrancaram com as intervenções de Luís Neves, Diretor-Nacional da Polícia Judiciária, e João Lázaro, presidente da APAV. 

Seguiu-se o testemunho de Susheel Gupta, vítima de terrorismo, Diretor da Associação das Famílias das Vítimas da Air India e Consultor Sénior de Operações Estratégicas na RCMP - Royal Canadian Mounted Police, no âmbito da Sessão Plenária sobre a “Abordagem Internacional na Prevenção e Combate ao Terrorismo: a voz das vítimas”, da qual participou também Sue O’Sullivan, presidente do INVICTIM – International Supporting Victims of Terrorism and Mass Violence, ambos em live streaming a partir do Canadá. 

Uma das vertentes do Projeto Counter@ct é a campanha #thisismystory, que traz exemplos positivos de integração de migrantes e refugiados, de diferentes nacionalidades e contextos socioculturais, em Portugal. A campanha foi apresentada na Sessão Plenária “Desenvolver narrativas alternativas com as comunidades locais: Counter@ct” e pode ser acompanhada ao longo dos próximos meses nas plataformas da APAV.

A segunda parte do Seminário Counter@ct incluiu uma Mesa Redonda sobre “sinergias para prevenir e combater a radicalização e o extremismo violento”, moderada pela Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, Margarida Blasco, e especialistas da Polícia de Segurança Pública, Serviço de Informações de Segurança, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e da APAV. 

O Seminário contou ainda com as intervenções de Victor Jammers, Coordenador do EU Centre of Expertise for Victims of Terrorism, e de An Verelst, Coordenadora de Projetos na Universidade de Ghent (Bélgica) e membro do INVICTIM - International Network Supporting Victims of Terrorism and Mass Violence, no âmbito da Sessão Plenária “Apoio às Vítimas de Terrorismo: uma abordagem internacional”. 

Os trabalhos foram encerrados por João Lázaro, presidente da APAV, e Helena Fazenda, Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna.

Nova campanha de sensibilização: This is my story

Publicado .

This is my story é o mote desta nova campanha de sensibilização, promovida pela APAV, que traz exemplos positivos de integração de migrantes e refugiados, de diferentes nacionalidades e contextos socioculturais, em Portugal. Venha conhecer estas histórias! Esperamos que estes percursos, narrados na primeira pessoa, apoiem a desconstrução de preconceitos e sejam catalisadores de comunidades multiculturais, primadas pela tolerância e pelo respeito.

Esta campanha foi desenvolvida no âmbito do Projeto Counter@ct - prevenção e combate à radicalização online, projeto promovido pela APAV que tem como parceiros a Polícia Judiciária, Serviço de Informações de Segurança, Associação Renovar a Mouraria, JRS Portugal - Serviço Jesuíta aos Refugiados, Logframe, Digital Xperience, Fundación Fernando Buesa Blanco e Victim Support Europe.

Saiba mais sobre estas histórias: apav.pt/thisismystory

#thisismystory #learnmoreaboutmystory

Strong: uma música para sensibilizar contra a violência

Publicado .

Aqui está a nova música “Strong”. Esta música resulta de uma iniciativa de Rita Nobre Mira, uma marketeer de profissão, escritora de livros para crianças e uma apaixonada pela escrita de letras de músicas, que assina o seu primeiro tema com a interpretação da cantora e bailarina Catarina Clau.

Este projeto só foi possível concretizar com a colaboração, empenho e compromisso de um conjunto de mulheres de diferentes áreas criativas e entidades que abraçaram este projeto e causa de alma e coração. Para reforçar a mensagem, foi também realizado um vídeo clip.

Esta iniciativa tem o objectivo de sensibilizar contra a violência doméstica e passar uma mensagem positiva, também além fronteiras, de superação e empoderamento das vítimas.

A APAV, que comemora este ano 30 anos de existência, associa-se a esta iniciativa, que além da sensibilização tem também uma vertente solidária. O resultado dos direitos de autor irá reverter para esta associação, no apoio directo às vítimas de crime e de violência.

A música já está disponível nas plataformas digitais e o vídeo pode ser consultado aqui: youtu.be/ajLMLc4IgjY

Em simultâneo, é também disponibilizada uma linha de merchandising com a assinatura “Strong". T-shirts e “hoodies” com imagem “Strong” estão à venda na Loja APAV, cujas receitas revertem para a Associação.

Campanha Linha Internet Segura nas Escolas

Publicado .

A Direção-Geral da Educação, numa parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, lança a campanha de sensibilização Linha Internet Segura nas escolas portuguesas.   

A campanha da Linha Internet Segura foi adaptada para quatro temas, dirigidos especificamente ao público escolar, resultando em quatro cartazes que expõem possíveis situações de risco online que crianças e jovens podem enfrentar. Com esta iniciativa pretende-se divulgar o apoio que a Linha Internet Segura pode disponibilizar nos casos apresentados ou em situações análogas.  

A Linha Internet Segura é um serviço que presta apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial, sobre questões relacionadas com o uso de plataformas e tecnologias online. Dispõe de um sistema que permite reportar as ocorrências graves às autoridades competentes, quando existem indícios de que uma criança pode estar em perigo. 

Transmissão Online | Conversa-Debate: "Ser Homem. Masculinidades?"

Publicado .

masculinidades prog conversa

A APAV vai transmitir em direto, na página oficial de Facebook, a Conversa-Debate: "Ser Homem. Masculinidades?", a partir das 18h do dia 25 de setembro.

Com esta iniciativa pretende-se uma reflexão informal sobre um tema fundamental para a promoção da igualdade e dos Direitos Humanos, tendo como ponto de partida questões como: O que é ser homem na atualidade? De que se fala quando se fala de masculinidade tóxica? Existe uma relação entre a masculinidade e a violência?

A conversa conta com a participação de Diogo Faro (humorista/ativista), João Valério (Ativista / ILGA Portugal), Jonatan Benebgui (Associação Men Talks), Tiago Rolino (Investigador / Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e Daniel Cotrim (APAV) e moderação da jornalista Catarina Marques Rodrigues.

As inscrições para participação presencial estão encerradas.