PROCURAMOS | Técnicos/as de Apoio à Vítima (TAV) da Área da Psicologia

Publicado .

Entrega do Prémio APAV para o Jornalismo 2021 | 8 Novembro

Publicado .

Logo PremioJornalismo 2021 ECI

A APAV promove a 3.ª edição do Prémio APAV para o Jornalismo, acreditando que a qualidade, a relevância e a importância do jornalismo feito em Portugal deve ser reconhecida. 

O Prémio é atribuído anualmente à melhor peça jornalística que, no ano anterior, tenha contribuído para o conhecimento dos temas ou problemas relacionados com o apoio às vítimas de crime em Portugal. O Prémio APAV para o Jornalismo tem um valor monetário de 1.500 € e conta com o apoio do El Corte Inglés. 

A cerimónia de entrega do Prémio APAV para o Jornalismo 2021 terá lugar na sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, no dia 8 de novembro, às 18h00. 

18 Outubro | Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Publicado .

IMG TSG2167r 011

Assinala-se hoje o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos. Este crime, complexo na forma como é cometido e organizado e, como tal, complexo de investigar e punir, atinge maioritariamente pessoas que pelas suas características e/ou circunstâncias, se encontram numa situação vulnerável. 

A par do aumento exponencial do número de pessoas deslocadas, requerentes de asilo, refugiadas e migrantes, encontram-se pessoas que dentro das fronteiras do seu país, se encontram em circunstâncias de fragilidade económica e social, que as tornam alvo de situações de exploração. A instabilidade política e os conflitos armados, bem como o enfoque no crescimento económico em detrimento do respeito pelos direitos humanos e da proteção de pessoas em situação vulnerável, tornam ainda mais relevante a necessidade e importância de adotar medidas de prevenção, investigação e penalização deste crime, bem como de intervenção e apoio às suas vítimas. 

Neste dia, a APAV sublinha novamente a relevância do envolvimento de todas as pessoas na luta contra o tráfico de pessoas. Identificar e denunciar situações de exploração é uma responsabilidade de todos os membros da sociedade. Estar informado/a sobre como identificar uma situações de tráfico e exploração é fundamental para poder contribuir para a denúncia de situações e dar voz a quem não consiga procurar apoio. Aqui encontra informação sobre tráfico para exploração laboral e indicadores que podem ajudar a identificar uma situação de exploração: www.naoaotrafico.pt.  

A APAV continua a desenvolver trabalho de intervenção com as vítimas deste crime, através da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação e do Centro de Acolhimento e Proteção Sul (unidade de acolhimento para mulheres vítimas de tráfico de seres humanos). 

A APAV está ainda disponível para apoiar através da Linha de Apoio à Vítima, um número de apoio, gratuito e confidencial: 116 006 (dias úteis, das 9h às 21h). 

Seminário-Debate | Vítimas Especialmente Vulneráveis: que desafios? | 12 Novembro

Publicado .

No dia 12 de Novembro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – Açores promove o Seminário-Debate Vítimas Especialmente Vulneráveis: que desafios?, que se realizará no auditório da Escola Profissional do Sindicato do Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores – EPROSEC, em Ponta Delgada.

O Seminário-Debate contará com um painel diversificado de prestigiados/as oradores/as e moderadores/as, de forma a promover um debate e reflexão sobre o que define a especial vulnerabilidade, os direitos das vítimas especialmente vulneráveis e as especificidades do seu estatuto, assim como a importância da existência de um trabalho multidisciplinar e uma ação concertada na promoção dos seus direitos.

A participação no seminário-debate poderá ser presencial ou online; a participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.

Programa, informações e inscrições:
apav.pt/seminarioVitimasVulneraveis

APAV Notícias #127 | Outubro 2021

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das atividades mais recentes da Associação. A edição #127, de outubro de 2021, reúne informação sobre: o Seminário-Debate Vítimas Especialmente Vulneráveis: que desafios?, promovido pela APAV Açores; a nova série estatística da APAV, sobre pessoas idosas vítimas de crime e de violência, referente ao período 2013-2020; o Mês Europeu da Cibersegurança, que se assinala durante este mês de outubro; e última edição da newsletter do Projeto Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica (VMVD) em Tempos de Pandemia: caracterização, desafios e oportunidades no apoio à distância (AaD). A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #127 | Outubro 2021