• banner CARE 404x132 v2

5º Barómetro APAV/Intercampus: “Vitimação de Estabelecimentos Comerciais”

Publicado .

 

A APAV apresentou no passado dia 8 de Janeiro as conclusões do 5º Barómetro APAV/Intercampus sobre o tema da “Vitimação de Estabelecimentos Comerciais” na cidade de Lisboa. O estudo “Vitimação de Estabelecimentos Comerciais” resulta da parceria mecenática entre a APAV e a INTERCAMPUS e partiu da realização de 105 entrevistas pessoais e diretas realizadas a proprietários/responsáveis de estabelecimentos comerciais na cidade de Lisboa, entre os dias 4 a 29 de Novembro de 2013.

Nesta quinta edição do Barómetro APAV/Intercampus visou-se aferir da perceção dos proprietários/responsáveis de estabelecimentos comerciais na cidade de Lisboa relativamente aos seguintes temas: quais os problemas considerados mais graves; perceção sobre a evolução da criminalidade e caracterização da vitimação do estabelecimento, relativamente ao ano de 2012. Foram apenas considerados estabelecimentos comerciais de comércio tradicional (de rua) de comércio alimentar, não alimentar, e de restauração e bebidas.

Dos estabelecimentos comerciais que compõem a amostra, 45,7% foram vítima de algum tipo de crime (furto, insultos, ameaças, vandalismo ou assaltos) no ano transacto. Foram também apresentados dados relativamente à tipologia e caracterização dos crimes, intervenção das autoridades e consequências, entre outros dados.

5º Barómetro APAV/Intercampus: “Vitimação de Estabelecimentos Comerciais” [PDF]