• banner CARE 404x132 v2

Gulbenkian acolheu apresentação dos resultados do Projeto “Envelhecimento e Violência”

Publicado .

Decorreu no dia 25 de Fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, o seminário de apresentação pública dos resultados do Projeto “Envelhecimento e Violência”. O projecto, que tem como entidade proponente o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA), e de que a APAV é parceira, teve início a 1 de Março de 2011 e finaliza em Março 2014.

O seminário teve como objectivo apresentar e divulgar os principais resultados dos dois estudos levados a cabo: prevalência da violência contra as pessoas idosas na população portuguesa e caracterização das vítimas de violência, sinalizadas a partir das entidades parceiras.

O evento aberto pelo Prof. Doutor José Manuel Calheiros do Conselho Diretivo do INSA, I.P. contou com a participação da Exma. Sra. Secretária de estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais e com o Exmo. Sr. Diretor da Direção Geral de Saúde, Francisco George. Estiveram também presentes os representantes das instituições parceiras do projeto: Óscar Rocha (GNR), Jorge Costa Santos (INMLCF, IP), Maria João Quintela (APAV) e Luís Batista (CESNOVA).

Além da apresentação de resultados pela equipa de investigação, o seminário incluiu também um painel de análise crítica dos resultados por oradores convidados: Isabel Dias (Faculdade de Letras, UP); José Ferreira-Alves (Escola de Psicologia, UM) e António Leuschner (Instituto de Ciências Biomédicas da UP). O evento compreendeu ainda dois painéis que abordaram aspectos ligados à intervenção e a recomendações na temática da Violência contra a Pessoa Idosa, que contaram com Maria de Oliveira em representação da APAV.

A APAV continuará a colaborar na seleção das 30 vítimas para a realização de entrevistas em profundidade, durante o mês de Março, cujos resultados integrarão o relatório final do projecto.