pngStopChildAbuse 

O abuso e a exploração sexual de crianças online é uma realidade. Pode ser difícil de aceitar, mas qualquer criança pode ser vítima deste crime nas suas múltiplas formas. Por isso, o envolvimento das famílias, escolas e a sociedade em geral é essencial para melhor compreender, prevenir, reduzir e lidar com este tipo de riscos.

Compreender 
o abuso e a exploração sexual de crianças online

Riscos nos
Relacionamentos Online

O envolvimento das famílias
na deteção e reação a um abuso

Combater o abuso sexual
a partir da sala de aula

Sobre a campanha
#StopChildAbuse

Projeto 4NSEEK

4NSEEK, Forensic Against Sexual Exploitation of Children, é um projeto co-financiado pela União Europeia (UE) através do programa de financiamento Fundo para a Segurança Interna - Polícia, com o objetivo de promover a cooperação policial internacional através da utilização de ferramentas e procedimentos forenses comuns, oferecendo formação avançada na matéria, melhorando a capacidade da ferramenta forense “4NSEEK” para o material de auso sexual de crianças e sensibilização para detetar e prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças online.

O grupo de trabalho de especialistas

No sentido de ampliar as perspetivas sobre estas situações de elevada complexidade, foi constituído um grupo de especialistas onde se incluem profissionais da parceria 4NSEEK e profissionais de outras entidades de referência nesta área. Os contributos deste grupo de especialistas foram essenciais para o desenvolvimento da campanha de sensibilização #StopChildAbuse. As entidades integrantes do grupo de trabalho são:

Participação de jovens

 O grupo de trabalho de especialistas 4NSEEK considerou útil contar com a perspetiva dos jovens na fase de conceção da campanha. Por isso, agradecemos a colaboração dos Painéis de Jovens de Espanha e Portugal na definição dos materiais da campanha dirigidos aos jovens da campanha #StopChildAbuse. As entidades que colaboraram para facilitar a participação dos jovens são:

Painel de Jovens Espanhol

Painel de Jovens Português

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

Campanha desenvolvida por:


UE flagOs conteúdos deste website foram criados pela APAV com o apoio financeiro do Fundo de Segurança Interna - Polícia da União Europeia. Os conteúdos refletem o ponto de vista da APAV, não podendo aquela entidade ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita da informação aqui contida.