No Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo, assinalado a 11 de março, foi lançada a publicação “Integrating Victim-Centered Practices Across the Large-Scale Event Cycle: Responding to Mass Victimisation and Terrorism”, desenvolvida em colaboração entre a Victim Support Europe (VSE) e a International Network Supporting Victims of Terrorism and Mass Violence (INVICTM). A APAV integra ambas as organizações.
O documento inclui um caso de estudo do trabalho desenvolvido pela APAV no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023, apresentado como um bom exemplo de uma abordagem proativa e preventiva que coloca o pilar das vítimas no centro do desenho de respostas e políticas públicas em matéria de terrorismo e vitimação em massa.
Esta publicação explora de que forma uma abordagem holística, baseada nos direitos humanos e centrada na vítima, pode ser integrada no planeamento de eventos de grande escala, colocando os indivíduos no centro da preparação para situações de emergência.
Com o objetivo de reforçar a capacidade institucional para responder de forma humanitária a ataques terroristas e incidentes de vitimação em massa, o documento centra-se na compreensão do impacto da vitimação terrorista nos indivíduos e nas suas necessidades, bem como na operacionalização de uma estrutura centrada na vítima em eventos de grande escala.







