Manual Títono
O Manual TÍTONO - Para o Atendimento a Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência é um dos produtos do Projeto Títono - Apoio a Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), com o apoio financeiro da Direção-Geral de Saúde e pela Fundação Montepio; e com a parceria da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
A APAV tem vindo, desde a sua função, em 1990, a apoiar emocional, jurídica, psicológica e socialmente pessoas idosas vítimas. Foi desde sempre um desafio complexo, sobretudo por ser particularmente difícil o contato com as vítimas, quer porque o silêncio das próprias era um obstáculo, quer porque a sociedade portuguesa ainda não estava consciente do problema. Já desde meados dos anos 80 que vários profissionais denunciavam, sobretudo assistentes sociais e profissionais de saúde, que contatavam diretamente com pessoas idosas. O tema foi abordado com especial relevo no Ano Internacional das Pessoas Idosas - 1999, o que contribuiu para uma maior afirmação da sua gravidade e para apelar a uma melhor intervenção por parte dos próprios profissionais, já que muitas seriam as pessoas idosas a não ser abordadas quanto a uma possível vitimação, designadamente aquando da sua passagem por unidades de saúde.
Atualmente, apesar de se notar uma maior preocupação, o desafio permanece. Profissionais como médicos, enfermeiros, agentes policiais, assistentes sociais, entre outros, vêem-se confrontados diaramente e têm conhecimentos específicos sobre a vitimação e também linhas de orientação para desenvolverem a sua prática com qualidade.
Para eles apresentamos o Manual TÍTONO. Trata-se de um conjunto de temas considerados essenciais para compreender o problema (Parte I) e de algumas orientações para o desenvolvimento de um processo de apoio (Parte II). Entendemos, deste modo, que não se pode realizar um bom trabalho sem fazer um equilibrado balanço entre o saber teórico e o saber prático. Também entendemos ser importante ter formação em grupo, com profissionais de outras áreas. Assim, poderão ser melhor exercitadas as competências e desenvolver os conhecimentos dos profissionais. Por esta razão, o Projeto TÍTONO também inclui cursos de formação.
O Manual TÍTONO é um manual incompleto. É fundamental que os profissionais pesquisem, estudem e recebam formação contínua sobre vitimação de pessoas idosas. A sua intervenção será certamente mais eficaz, não deixando de se constituir como fonte de realização, não apenas profissional, como também humano.
Para aceder ao Manual TÍTONO, por favor clique em: E-BOOK | DESCARREGAR PDF | COMPRAR