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2019/2020

Projeto Counter@ct: prevenção e combate à radicalização online

Project Counter@ct: preventing and fighting online radicalization

 

Entidade beneficiária: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)
Entidade financiadora: Fundo de Segurança Interna - Polícia da União Europeia

Data início: 01-01-2019
Data fim: 31-12-2020
Duração: 24 meses

Objetivo central:
Contribuir para a alteração de comportamentos de jovens que são ou podem vir a ser alvo de propaganda extremista através da internet, evitando que os mesmos adiram a mensagens e ideologias radicais, terroristas e violentas.

Principais atividades:
1. Criação e disseminação de uma contra-narrativa que desconstrua as mensagens e ideologias radicais;
2. Criação de indicadores para a medição do impacto que campanhas do tipo contra-narrativa podem ter na alteração de comportamentos do seu público-alvo, passíveis de utilização futura noutros contextos.

Resultados esperados:
1. Aumentar o conhecimento e capacitar as partes interessadas com tácticas para lidar com os grupos de jovens vulneráveis à propaganda extremista online;
2. Desenvolvimento e disseminação de uma campanha contra-narrativa online;
3. Desenvolvimento de uma metodologia, com indicadores quantitativos e qualitativos, destinada a medir o impacto da campanha na alteração comportamental do público-alvo;
4. Reforçar a cooperação entre organizações da sociedade civil, agências de comunicação e autoridades estatais para combater a radicalização online;
5. Contribuir para a prevenção da radicalização.

Parcerias:
Polícia Judiciária (PJ), Serviço de Informações de Segurança (SIS), Associação Renovar a Mouraria, Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS Portugal), Logframe, Digital Xperience, Fundación Fernando Buesa (País Basco) e Victim Support Europe.

 

 

Beneficiary entity: Portuguese Association for Victim Support (APAV)
Funding entity: Internal Security Fund – Police

Starting date: 01-01-2019
Conclusion date: 31-12-2020
Duration: 24 meses

Central objective:
To contribute to change young people’s behavior, who are or might be influenced by extremist propaganda online, avoiding that they subscribe to radical, terrorist or violent messages.

Main activities:
1. Creation and dissemination of a counter-narrative that deconstructs radical messages and ideologies;

2. Creation of measuring indicators for the impact that counter-narrative campaigns may have on the behavioral change by its target audience, which may be used in other contexts.

Expected results:
1. Increasing knowledge and providing stakeholders with tactics to address young people who are vulnerable to extremist propaganda online;

2. Development and diffusion of an online counter-narrative campaign;
3. Development of an impact-assessment methodology by creating quantitative and qualitative indicators which will allow the consubstantiation of behavioural changes prone to follow the campaign;
4. Strengthen multi-stakeholder cooperation between civil society organizations, creative communication agencies and state authorities to tackle online radicalization;
5. Contribute to the prevention of radicalization.

Partners:
Judiciary Police (PJ), Serviço de Informações de Segurança (SIS), Associação Renovar a Mouraria, Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS Portugal), Logframe, Digital Xperience, Fundación Fernando Buesa (Basque Country) e Victim Support Europe.