• A Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e de Terrorismo (RAFAVHT), é um dos serviços de proximidade da APAV, de âmbito nacional.

    Esta é uma resposta especializada, adaptando o modelo de intervenção da APAV, que combina o apoio prático, social, psicológico e jurídico, às necessidades de vítimas, familiares e amigos/as de homicídio tentado ou de atos terroristas, e de familiares e amigos/as de pessoas vítimas de homicídio consumado.

    Estes crimes podem ter consequências devastadoras na vida de familiares e amigos.

    A equipa da RAFAVHT está preparada para ouvir e perceber as necessidades das pessoas que foram vítimas, ajudando a lidar com as consequências provocadas pelo crime nas suas vidas.

    A RAFAVHT está ainda habilitada a ajudar as pessoas a superar o impacto do crime, apoiando-as nas consequências mais diretas do crime, mas também no confronto com dificuldades jurídicas, sociais e práticas que possam surgir, promovendo o acesso aos seus direitos enquanto vítimas de crime.

    As pessoas que necessitem de apoio poderão ser referenciadas para a APAV pelas autoridades policiais e judiciárias ou por qualquer outra instituição.

    Além da referenciação, as pessoas que pretendam beneficiar de apoio poderão contactar diretamente um dos Gabinetes de Apoio à Vítima da APAV ou a Linha de Apoio à Vítima – 116 006, número nacional e gratuito, disponível todos os dias úteis, entre as 08h e as 22h.

    Poderá também enviar-nos um e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..