• home-slideshow-seminar

     

  • home-slideshow-materials

Os aspectos fraturantes relativos ao direito à informação das vítimas de crime debatidos pelos principais atores do sistema de justiça criminal.

O Seminário Infovítimas – O Direito das Vítimas de Crime à Informação, terá lugar em Lisboa, dias 23 e 24 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

O direito à informação é uma necessidade central para as vítimas de crime. Apenas uma vítima que esteja informada dos seus direitos e oportunidades no sistema de justiça criminal é que poderá exercê-los.

No entanto, poucas são as vítimas que conhecem o funcionamento do sistema de justiça criminal, ou como percorrê-lo. Mais, a maioria das vítimas não conhecem quais as possibilidades que lhe estão disponíveis, onde podem receber assistência ou o que delas é esperado.

O Seminário Infovítimas – Direito à Informação abordará todas estas questões relacionadas com o direito das vítimas de crime à informação, com especial ênfase nos desafios que este direito acarreta para as autoridades judiciais e policiais, quer a nível nacional quer a nível Europeu.  

Este evento é organizado no âmbito do Projecto Infovítimas (2011-2013), promovido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Justiça Criminal – Direcção-Geral da Justiça, em parceria com o Victim Support Europe, Weisser Ring Austria, Crime Victim Compensation and Support Authority (Suécia) and Bily Kruh Bezpeci (Republica Checa).