Idioma
do evento

  • O Seminário Final do projeto Infovítimas III conta com oradores/as portugueses/as e internacionais. Assim, as sessões serão realizadas quer em inglês, quer em português.

    Durante todo o Seminário, estará disponível um serviço de tradução simultânea do português para o inglês e vice-versa.

Como
chegar

  • Como chegar à Fundação Calouste Gulbenkian?

    • Metro: Estação de S. Sebastião (linhas azul e vermelha)
    • Autocarros: 713, 716, 727, 736, 742, 746, 756 (estes são os autocarros da Carris que param junto ao local do seminário)

Ficar em Lisboa
para o Seminário

Aqui poderá encontrar algumas sugestões de hotéis próximos do local do Seminário.

Olissipo Marquês de Sá

Av. Miguel Bombarda, 130

SANA Executive Hotel

Avenida Conde Valbom 56
1050-069 Lisboa
+351 21 795 1157

Hotel Zenit Lisboa

Avenida Avenida 5 de Outubro
11 1050-047 Lisboa
+351 21 310 2200

Júpiter Lisboa Hotel

Avenida da Republica, 46
1050-195 Lisboa
+351 21 073 0100

Hotel Real Palácio

Rua Tomás Ribeiro 115
1050-228 Lisboa
+351 21 319 9500

Hotel Açores Lisboa

Av. Columbano Bordalo Pinheiro 3
1070-060 Lisboa

Outras informações
práticas

Informações sobre os transportes públicos em Lisboa

Nestes sites poderá encontrar informações sobre os transportes públicos na cidade:

Língua

Português - De raiz latina, o português é a terceira língua europeia mais falada no mundo, por cerca de 200 milhões de pessoas. Outros países de expressão oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, em África, o Brasil, na América do Sul e Timor-Leste na Ásia. 

Informação demográfica

Portugal tem uma população de cerca de 10 milhões e 310 mil habitantes. Lisboa, a capital de Portugal, conta com aproximadamente 504 mil habitantes. 

Electricidade

Corrente eléctrica: 230 / 400 volts, na frequência de 50 hertz. As tomadas de corrente seguem as normas europeias. A utilização de fichas de lâmina (padrão americano) deve ser conjugada com um transformador para 230 volts e, ainda, uma ficha adaptadora.

Moeda

Euro é a moeda oficial de Portugal.

Locais interessantes para visitar

Conhecida como a cidade das 7 colinas, Lisboa brilha com o característico ambiente solarengo português. Aqui, poderá desfrutar a vista dos vários miradouros da cidade, visitar locais históricos e aproveitar noites de grande diversão.

    • Bairro Alto e Chiado

O Bairro Alto é um dos mais característicos e atrativos bairros da cidade. Típico e popular, o Bairro Alto tem muitas facetas modernas, sendo hoje um emblemático espaço de diversão noturna. É um bairro entusiasmante, cheio de atracões, que combina excentricidade e sofisticação com tradição e antiguidade. Uma caminhada em torno do Bairro Alto é uma experiência que não pode ser repetida em qualquer outra parte da cidade. Depois do Bairro Alto, caminhe para o Chiado, onde irá descobrir uma atmosfera ainda mais sofisticada. Um local de encontro para jovens, artistas e intelectuais, o Chiado é uma zona de cafés emblemáticos, tais como "A Brasileira", escolas de arte, teatros, comércio e história viva.

Para além da sua beleza intrínseca, são as pessoas que fazem do Chiado aquilo que ele é, com as suas atividades. A zona do Carmo, depois do Chiado, tem alguns dos mais fascinantes locais históricos da cidade, tais como o Convento e Igreja do Carmo, que têm mantido a sua elegância e grandiosidade. Aqui, pode visitar as ruínas e o Museu Arqueológico do Carmo, que detém uma coleção de artefactos pré-históricos, Romanos, medievais, Manuelinos, Renascentistas e Barrocos. O Largo do Carmo é também emblemático pela história portuguesa contemporânea, local de eventos importantes da Revolução de 1974. O Carmo está ligado à Baixa por outro monumento-chave da cidade, o irresistível Elevador de Santa Justa. Do topo do Elevador tem-se uma ótima vista sobre a Baixa Pombalina. Não perca a oportunidade de subir o Elevador, o único elevador vertical que fornece um serviço público e que foi desenhado por um discípulo de Gustave Eiffel, o que explica o seu estilo arquitetónico único.

    • Baixa

Na Baixa, a zona tradicional do comércio da cidade, encontrará dezenas de lojas e uma grande área para passeios. A Rua Augusta é a artéria principal da Baixa Pombalina, sita entre o Terreiro do Paço (tradicionalmente designada pelos ingleses como A Praça do Cavalo Negro), aberta ao rio e um símbolo de poder, e a bonita Praça do Rossio (Praça Dom Pedro V). No cimo do Rossio, descubra a Avenida da Liberdade, e faça uma caminhada ao longo daquela, que no século IX era o "Passeio Público" da cidade. Hoje a Avenida está repleta de lojas de luxo, para o comércio mais cosmopolita e internacional na cidade.

    • Belém

Em Belém, na frente ribeirinha, encontrará dois monumentos manuelinos magníficos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. Desenhada no séc. XVI por Francisco Arruda, a Torre de Belém é uma torre quadrangular com um bastão poligonal de frente para o rio Tejo. O exterior está ornamentado com decoração abundante, contrastando com o interior, que é muito mais austero em termos decorativos. Muito mais recente, mas ainda invocando a Época dos Descobrimentos em Belém, está o Padrão dos Descobrimentos. O monumento, de 1960, comemora os quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique, o Navegador, prestando tributo ao instigador das Viagens dos Descobrimentos e um dos navegadores portugueses mais importantes. A singularidade de Belém é sem dúvida o seu papel enquanto símbolo da "idade de ouro" das Viagens dos Descobrimentos. Contudo, a idade moderna e o entretenimento cultural estão também presentes no CCB – Centro Cultural de Belém. Para passear nos extensos jardins, para admirar a vista do rio ou simplesmente para relaxar com um delicioso "pastel de belém", uma visita a Belém é fundamental.

O Pastel de Belém é um verdadeiro tesouro culinário. Fundada em 1837, a "fábrica" atrai centenas de visitantes. E não é surpreendente, pois esta receita secreta produz uma delícia inesquecível. A gastronomia de Lisboa é, em todos os sentidos, original e muito saborosa. Os bifes estão entre os pratos mais populares, sendo o Bife à Café o mais típico de Lisboa. Em qualquer restaurante, encontrará pelo menos um prato de bacalhau salgado e, alguns restaurantes, são exclusivamente especializados em receitas com este tão apreciado peixe. Passeie nas ruas no Outono ou Inverno para descobrir as famosas castanhas assadas. Vendidas nas ruas, elas tornaram-se parte integrante da vida quotidiana na cidade. Saborosas e estaladiças, as castanhas são essenciais para qualquer passeio pelas ruas de Lisboa. Durante o seu passeio, vai também descobrir um dos elementos mais originais da cidade: a calçada portuguesa – a tradicional pedra preta e branca do pavimento de mosaico. Para apreciar realmente Lisboa, tem que olhar para o chão, pois alguns dos pavimentos são verdadeiras obras de arte. Esta forma tradicional de decoração urbana tem um valor estético genuíno e é uma clara expressão da cultura nacional.

Quando se fala de expressões culturais, é inevitável falar do Fado. Em Lisboa, existem numerosas Casas de Fado, principalmente nos bairros populares de Alfama e Bairro Alto. A emoção única intensificada pela voz e pela música, combinando alegria e tristeza, refletindo sempre a vida em toda a sua força e paixão.

    • Docas

Ainda na frente ribeirinha encontram-se as Docas. As Docas de Lisboa, e particularmente Alcântara, estão entre os locais de encontro favoritos dos lisboetas. Famílias e pessoas de todas as idades desfrutam do rio e da variedade de sítios para andar e encontrar os seus amigos. Mais do que mero entretenimento, nesta era moderna, Lisboa oferece agora excelentes condições e instalações para ações profissionais e eventos, tais como conferências. A FIL, no Parque das Nações, bem como o remodelado e modernizado Centro de Congressos de Lisboa, ou o Centro Cultural de Belém, são exemplos de alguns dos edifícios disponíveis para atividades profissionais. De facto, Lisboa encontrou a fórmula impossível de combinar trabalho e entretenimento numa única viagem.

    • Parque das Nações

O Parque das Nações é também ideal para todas as idades. Na zona este de Lisboa, onde teve lugar a Expo 98, pode encontrar-se um extenso complexo cultural, de entretenimento, residencial e empresarial, que se tornou um foco chave da vida da cidade e um exemplo de uma vida moderna integrada. Um espaço que deixa todos os visitantes espantados com a sua harmonia, com o rio e com a diversidade que oferece. Para além dos jardins junto ao rio, podemos encontrar edifícios únicos, como a Altice Arena, onde decorrem muitos concertos. O Parque das Nações conta ainda com uma atração especial: o Casino Lisboa. Não se deve perder também o Oceanário de Lisboa, que extasia os mais novos ou mais velhos com a diversidade da sua fauna. O Pavilhão do Conhecimento e a Torre Vasco da Gama são outras das atrações deste parque único. É uma experiência fantástica dar uma volta no teleférico, que oferece uma vista maravilhosa ao longo do circuito de 1 km.

    • À Noite

Lisboa é uma cidade muito viva. Está sempre algo a acontecer, ao longo de 365 dias por ano. Eventos culturais, festas, feiras, festivais, são uma constante da capital portuguesa. Mas é à noite que as principais portas do entretenimento se abrem, com bairros inteiros dedicados ao divertimento. Os jovens adultos são os maiores consumidores da noite de Lisboa, mantendo a tradição do divertimento noturno até de madrugada. O Bairro Alto tem uma tradição singular na história da noite lisboeta. Sempre em mudança, tornou-se uma das áreas da cidade com mais bares. As ruas estreitas estão todas as noites repletas de pessoas, especialmente às sextas e sábados, quando todos aproveitam o fim-de-semana. O número de ruas e a grande diversidade da clientela fazem do Bairro Alto um lugar com público muito diversificado, de jovens de todos os estilos, a clientes mais antigos que procuram bares sossegados com boa música. Umas das características particulares do "Bairro", como é chamado pelos seus habitués, é a de que a vida noturna está sempre nas ruas. Os bairros em torno do Bairro Alto agora têm também bastante vida noturna, tais como a Bica, o Príncipe Real e o Rato.

As zonas ribeirinhas oferecem muita vida noturna e alguns dos mais populares locais de diversão noturna. Os mais conhecidos estão na Av. 24 de Julho, bem como a zona de Santos. Ali, podem encontrar-se dezenas de bares e discotecas, e alguns dos mais populares clubes e bares da cidade. Nas Docas, em Alcântara e Santo Amaro, também poderá encontrar muito entretenimento, mesmo junto ao rio. Estas áreas, que têm também muita vida durante o dia, oferecem o local perfeito para uma ótima noite. Explore também a gastronomia e a diversão noturna na zona de Santa Apolónia, onde encontrará bares, discotecas e excelentes restaurantes.

Saiba mais sobre Lisboa aqui


Este website foi financiado pelo Programa de Justiça da União Europeia (2014-2020).

O conteúdo deste website representa a opinião do autor apenas e é da sua exclusiva responsabilidade. A Comissão Europeia não assume qualquer responsabilidade pela utilização que possa ser feita a partir das informações contidas neste relatório.