Logo projeto VOCIARE EU VSE APAV

 

VOCIARE - Questionário

Bem-vindo(a) ao questionário do projeto VOCIARE sobre a implementação prática da Diretiva das Vítimas (Diretiva 2012/29/UE)!

Este questionário foi desenvolvido no âmbito do projeto VOCIARE, um projeto que conta com a participação de 26 Estados-Membros da União Europeia e pretende analisar a implementação prática da Diretiva das Vítimas (Diretiva 2012/29/UE). O projeto, coordenado pelo Victim Support Europe e gerido pela APAV, é cofinanciado pelo Programa de Justiça da União Europeia. Da sua implementação irá resultar a produção de 26 relatórios nacionais sobre o exercício dos direitos das vítimas na prática como preconizado pela Diretiva.

A sua resposta a este questionário constitui uma componente crucial para o processo de investigação. A sua experiência e perspetiva profissional contribuirá para a melhor compreensão da situação atual relativa às vítimas de crime em Portugal. Adicionalmente, a informação prestada irá ajudar-nos a promover mudanças necessárias para melhorar o acesso por parte das vítimas aos seus direitos, quer a nível nacional, quer no âmbito europeu.

Pedimos-lhe cordialmente que responda a este questionário tendo em consideração a sua experiência profissional e o seu conhecimento acerca da forma como os direitos das vítimas previstos na Diretiva estão a ser implementados na prática, relativamente aos casos ou vítimas com quem tem contacto profissional.

A maioria das perguntas tem uma opção de “não tenho conhecimento”, que pode usar caso a sua experiência profissional não lhe permita escolher outra opção de resposta; no entanto, pedimos-lhe que use esta opção o menor número de vezes possível e apenas em casos em que não consiga verdadeiramente encontrar informação relevante para responder à questão.

Por favor, tenha em conta que, tendo em conta o Artigo 2 da Diretiva, vítimas crianças são as pessoas que ainda não atingiram os 18 anos de idade.

Os dados e respostas recolhidos neste questionário serão guardados e tratados pela APAV. A sua informação e as respostas prestadas permanecerão confidenciais. Todos os dados são guardados com a proteção de uma password em formato eletrónico. Para ajudar a proteger a sua confidencialidade, não é obrigatório providenciar informação pessoal que permita a sua identificação.

 

Finalmente, gostaríamos que agradecer o tempo despendido e a sua contribuição para este estudo. Caso tenha alguma questão ou deseje enviar-nos a sua opinião ou comentários, não hesite em contactar-nos através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..