Respostas Sociais
Face ao envelhecimento gradual da população, foi necessário criar condições no auxílio ao número crescente de idosos. Atualmente, as famílias não têm capacidade para responder aos vários papéis que lhes são impostos, por inúmeras razões, existindo, as respostas sociais, com o objetivo de promover a autonomia, integração social e a saúde.
Em caso de perda de autonomia, as pessoas idosas poderão recorrer a:
- Serviço de apoio domiciliário;
- Centro de dia;
- Centro de convívio;
- Acolhimento familiar;
- Lar de idosos;
- Refeitório/ Cantina Social.
Serviço de apoio domiciliário:
Consiste na prestação de cuidados e serviços a pessoas que se encontrem em situação de dependência física ou psiquica, nomeadamente, ajudam a limpar a casa, levam comida pronta ou fazem as refeições na sua própria casa, tratam das roupas e cuidam da higiene pessoal.
Centro de dia:
Locais que funcionam durante o dia e que prestam serviços que satisfazem necessidades básicas, promovem a animação e ajudam a manter as pessoas idosas no seu meio social e familiar.
Centro de convívio:
Resposta social de apoio a atividades sociais, recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas, residentes numa determinada comunidade.
Acolhimento familiar:
Consiste em integrar, temporária ou permanentemente, pessoas idosas em famílias capazes de lhes proporcionar um ambiente estável e seguro.
Lar de idosos:
Destinada ao alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia.
Refeitório/Cantina Social:
Destinada ao fornecimento de refeições, a pessoas e famílias economicamente desfavorecidas, podendo integrar serviços de higiene pessoal e tratamento de roupas.
Onde pode requerer:
- Balcões de atendimento do Instituto da Segurança Social, I.P.;
- Balcões da Loja do Cidadão;
- Santa Casa da Misericórdia.
Para obter mais informações sobre estes apoios deve dirigir-se aos serviços do Instituto da Segurança Social, I.P. ou da Santa Casa da Misericórdia da sua área de residência.
Poderá ainda consultar o site da APAV dedicado aos apoios sociais e de saúde em: www.apav.pt/apoios