Passados 81 anos desde a libertação do campo de concentração e de extermínio de Auschwitz-Birkenau, o mundo assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia lembra as vítimas do ódio e da intolerância e reforça a necessidade de combater todas as formas de discriminação e violência.
O tema internacional de 2026, “Memória do Holocausto pela dignidade e os direitos humanos”, destaca a importância de recordar como forma de preservar a humanidade, honrar as vítimas e reafirmar os valores universais fundamentais.
Instituída pelas Nações Unidas, esta data constitui um momento de homenagem aos milhões de pessoas perseguidas e assassinadas durante o regime nazi, mas também um apelo à educação, à reflexão e à prevenção de crimes motivados pelo ódio.
Recordar o Holocausto é reconhecer as consequências devastadoras do antissemitismo, do racismo e da desumanização. É também reforçar que a dignidade humana e os direitos fundamentais devem estar sempre no centro de uma sociedade democrática e inclusiva.
Na APAV, reafirmamos o nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos e com o apoio a todas as vítimas de violência, discriminação e intolerância. Nunca esquecer é também um ato de responsabilidade coletiva.







